Notícias

Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio em 2024


ZAAZ - NOVA CAMPANHA - 03

O Movimento Nacional dos Catadores estima que o país tenha cerca de 800 mil catadores de materiais recicláveis

Foto: Ilustrativa/CN
Em 2022, o índice chegou a 100,1%

Em dia de jogo de futebol nos estádios e outros eventos que atraem uma multidão de pessoas, é comum perceber um sem-número de participantes que aproveitam os últimos metros antes dos pontos de revista para consumir bebidas em latas de cerveja, refrigerante, energéticos e outros itens proibidos de entrarem em certos locais. Antes mesmo de as pessoas se darem o trabalho de jogar a lata nas lixeiras, praticamente um exército de catadores já recolhe o resíduo.

Esse esforço concentrado dos catadores, muitos deles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, faz com que o país alcance, por anos seguidos, nível altíssimo de reciclagem. Em 2024, o patamar foi de 97,3%, de acordo com dados divulgados.

O balanço é da Recicla Latas, associação sem fins lucrativos mantida pelos fabricantes e recicladores de latas de alumínio, que busca aperfeiçoar a indústria de reciclagem. Segundo a instituição, o Brasil alcançou 16 anos seguidos com taxa de reaproveitamento acima de 96%.

Em 2022, o índice chegou a 100,1%, ou seja, no ano foram recicladas mais lata do que o número comercializado. Em 2023, o patamar ficou em 99,6%.

No ano passado, foram reutilizadas 33,9 bilhões das 34,8 bilhões de latas comercializadas. Depois que vão para o lixo, esses recipientes estão de volta às prateleiras em 60 dias.

O Movimento Nacional dos Catadores estima que o país tenha cerca de 800 mil catadores de materiais recicláveis.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do Portal da Agência Brasil
CN INSTITUCIONAL