Embora pareça que o tempo deu uma trégua na chuva, não se engane: o alerta para chuvas fortes continua e isso pode ocorrer a qualquer momento. No final de semana, inclusive, as pancadas mais isoladas podem acabar trazendo transtornos, como alagamentos, em algumas regiões, conforme alerta do SIMEPAR.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, a situação meteorológica para os próximos dias continua de instabilidade, mas o que mudou foi a severidade das chuvas, ou até mesmo o volume previsto, que se atenuou.
“Quer dizer que não devemos mais nos preocupar? Não é bem isso. O alerta continua favorável à ocorrência de chuvas, mas num volume bem menos expressivo do que estava sendo mostrado antes”, disse o meteorologista Lizandro Jacóbsen
Lizandro reforçou que agora a preocupação é com as chuvas mais rápidas.
“Algumas pancadas fortes, mas acumulado concentrado em apenas 24h, o que igualmente potencializa alguns problemas, alguns transtornos como alagamentos e enxurradas rápidas e rios e riachos”, explicou o meteorologista .
No sábado (7) a instabilidade aumenta no Paraná. Os ventos em vários níveis favorecem o desenvolvimento dessa condição.
Conforme o SIMEPAR, há risco de tempestades, com ventos fortes associados, em praticamente todas as regiões (maior probabilidade a partir da tarde).
A mesma condição continua no domingo (8), com previsão de tempestades e volumes expressivos de chuva em vários setores, por conta de mais uma frente fria.