Você provavelmente já ouvir alguém falar algo como “hoje está tão quente que daria até para fritar um ovo no chão”. E eis que um morador de Cascavel, no oeste do Paraná, resolveu fazer uma experiência, aproveitando a onda de calor que atinge o estado nas últimas semanas para fritar um ovo na frigideira no chão do pátio de casa.
O inusitado episódio ocorreu na última segunda-feira (25) por volta de meio-dia. Nas redes sociais, Alan Luan Locks, de 32 anos, divulgou um vídeo mostrando a sua experiência: ele coloca uma quantia de óleo na frigideira, quebra a casca do ovo com a mão e pouco depois o alimento começa a fritar.
“Na cidade, está calor ou não? Precisa nem usar gás na cidade aí ó, é só colocar a frigideira no sol que vocês fazem um ovo frito”, brinca o homem no vídeo. Segundo ele, foi necessário esperar o ponto ideal do óleo por 50 minutos antes de fritar o ovo, efetivamente.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), foi questionado se seria realmente possível alguém fritar um ovo no meio da rua. E a resposta foi positiva, especialmente considerando que, no momento em que a filmagem foi feita, a temperatura em Cascavel era de 34ºC.
“Vamos ter calor vindo de cima (sol) e calor embaixo (terra), também se leva em consideração a superfície, se for em uma superfície escura a absorção da radiação favorece a condição de fritar ovo na calçada”, explicou o SIMEPAR, destacando ainda que as pedras e os ladrilhos que aparecem nas imagens também retém bastante calor, o que favorece o aquecimento.