Campo Grande, capital do Mato Grosso foi reconhecida pelo quarto ano consecutivo como uma "Tree City of the World", em português "Cidade Árvore do Mundo". O título é dado pela fundação norte-americana Arbor Day Foundation e a Organização pela Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).
Para obter o título, as cidades devem realizar inscrição e atender a uma série de requisitos do programa "Tree Cities of the World", que consistem em arborização urbana, sistema de parques e áreas verdes, áreas de preservação permanente, remanescentes de vegetação nativa, bosques e as formações de maciços vegetais secundários.
Apenas outras duas cidades brasileiras também foram reconhecidas com o título, São Carlos e São José dos Campos, ambas no interior de São Paulo.
Atualmente, além de Campo Grande, outras 137 cidades de 21 países receberam a certificação. Entre elas, estão Madrid, capital da Espanha, Buenos Aires, capital da Argentina e Toronto, no Canadá.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana Luís, Eduardo Costa, enfatizou a importância de legislações que protegem as árvores, leis que organizam a forma de desenvolvimento da cidade, junto com programas que desenvolvem ações que fortalecem o plantio de árvores na capital.
Dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore, um momento voltado à conscientização da população quanto a preservação das florestas urbanas que proporcionam inúmeros benefícios como a melhoria na paisagem do ambiente, a regulação da temperatura ao oferecer conforto térmico, a diminuição da poluição atmosférica, sonora e visual, controle da umidade, entre outros.
A arborização urbana é um elemento essencial para uma cidade saudável.
Desta forma, a prefeitura de Campo Grande gerencia e trata sua arborização, uma vez que a cidade possui um grande patrimônio arbóreo. O executivo municipal conta com profissionais capacitados para a correta preservação, planejamento e manejo, além da execução de um plano de ação que engloba diferentes frentes de trabalho voltados à preservação da biodiversidade local, de modo que a cidade possa abrigar a vida urbana e silvestre em harmonia.
Nas ruas e parques da cidade, podem ser encontradas uma porção de arvores frutíferas variadas distribuídas ou plantadas pela prefeitura. Mangueiras, goiabeiras, limoeiros e outras árvores com carambola, tamarindo, laranja, romã, amora, acerola, araçá e até jaca estão presentes em quase todos os bairros, todas de fácil acesso para quem está passeando ou praticando esportes.
Só mesmo quem vive numa capital com 'cara' de interior, como é Campo Grande, sabe o privilégio que é desfrutar dos prazeres de uma vida com mais qualidade e tranquila, exemplo que certamente outras cidades deveriam seguir.