Notícias

Agência da Receita Federal é fechada em Cornélio Procópio


FACCREI - 2025

De acordo com a superintendência do órgão, a redução no quadro de servidores nos últimos anos e a principal causa do encerramento das atividades

Foto: Ilustrativa
O atendimento se dará se dará na Delegacia da Receita Federal em Londrina

A partir de quinta-feira (1), a Agência da Receita Federal do Brasil em Cornélio Procópio terá as suas atividades suspensas. De acordo com a superintendência do órgão, considerando-se a redução no quadro de servidores nos últimos anos, as dificuldades enfrentadas na reposição de servidores e uma constante redução no número de atendimentos presenciais, o fechamento da unidade se faz necessária.

Todas as empresas no Brasil, inclusive as mais simples, precisam lidar diretamente com a Receita Federal para não cair na malha fina ou se encontrar com uma dívida tributária

A Receita Federal do Brasil (RFB) é o órgão governamental responsável pela cobrança de impostos e contribuições, tanto das pessoas físicas quanto das pessoas jurídicas.

Também conhecida como FISCO pelos contribuintes, esse órgão subordinado ao Ministério da Economia exerce funções essenciais para o sustento do Estado.

Assim sendo, a Receita Federal é responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive no que tange aos previdenciários e aos incidentes sobre o comércio exterior.

Ao mesmo tempo, ela auxilia o Poder Executivo na construção da política tributária federal, além de prevenir e combater a sonegação fiscal.

Atua ainda no combate à lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e outros ilícitos aduaneiros.

A Secretaria da Receita Federal está presente no dia a dia dos cidadãos através de agências, inspetorias e delegacias da Receita Federal.

Uma das principais funções da Receita Federal é a administração e o controle dos tributos. Em outras palavras, é ela quem recebe o IR e fiscaliza se os contribuintes estão fazendo os devidos recolhimentos, com isso, fica prejudicado o atendimento nos municípios de Cornélio Procópio, Abatiá, Bandeirantes, Congonhinhas, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, Sertaneja e Uraí, se dará na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Londrina/PR e nos Pontos de Atendimento Virtual (PAV) instalados nos municípios jurisdicionados.

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da Receita Federal
CN INSTITUCIONAL