Notícias

Onça parda é encontrada morta nos arredores do Santuário São Miguel Arcanjo


MPL - ADVOGADOS ASSOCIADOS

Aparentemente o animal foi atropelado

Foto: Cléverson Rodrigues
Possivelmente a onça estava em busca por água ou alimento

Uma onça parda foi encontrada morta em uma rodovia próxima ao Santuário São Miguel Arcanjo e Morro dos Anjos na madrugada de sexta-feira (28), em Bandeirantes (32 Km de Cornélio Procópio).
Segundo informações, aparentemente o animal teria sido atropelado e mesmo ferido, conseguiu chegar até o outro lado da rodovia, onde não resistiu e morreu.
A busca por água e alimento são alguns dos fatores que atrai onças e outros animais silvestres para ambientes urbanos. Em locais de área verdes é comum os moradores criarem animais de pequeno porte, como galinhas, o que chama a atenção dos predadores.
O avanço das estradas em direção a áreas urbanas também está entre outros os fatores de maior impacto sobre as populações de vida selvagem. Construídas em áreas de alto valor de biodiversidade, elas podem ter efeitos negativos diretos para a ocorrência de animais silvestres, que têm seu habitat invadido.
Isso faz com que os atropelamentos sejam uma importante preocupação para a conservação da espécie.
A perda e a fragmentação de habitat e a caça estão entre as principais ameaças à sobrevivência a longo prazo da espécie.
Como as onças precisam de grandes áreas para atender às suas necessidades ecológicas, a redução e a destruição de seu habitat por estradas pode modificar seus padrões de movimentação, dificultando o acesso à alimentação, refúgio e até mesmo o acesso a parceiros para reprodução, o que pode comprometer a viabilidade da espécie a longo prazo.
A solução para amenizar parte destes impactos, seria a criação de corredores ambientais nestas áreas para a proteção da fauna animal silvestre, defendem os ambientalistas.

 


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do repórter Cléverson Rodrigues, via Rádio Cabiúna
CN INSTITUCIONAL