A vazão das Cataratas do Iguaçu, principal atração do Parque Nacional do Iguaçu, chegou a 7,8 milhões de litros d’água por segundo na manhã de segunda-feira (9). A cheia acontece devido às chuvas que atingem o Paraná.
Apesar do número alto, a vazão mais alta registrada neste ano foi em maio e em julho, épocas em que foi ultrapassada a marca de oito milhões de litros d’água por segundo.
Já em 2023, a maior vazão foi de 24 milhões de litros d’água por segundo, no mês de outubro, registrando um aumento de 16 vezes na média, que é de um milhão e 500 mil litros d’água por segundo.
Além disso, a previsão é de que a vazão das Cataratas diminua nas próximas horas.
Mesmo que a Trilha das Cataratas siga aberta normalmente, a Trilha Ytepopo e os caminhos das Bananeiras e do Poço Preto estão fechados temporariamente, por conta do aumento do nível do rio.
Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado na alta temporada, período de final de ano e férias escolares.
A partir do dia 21 de dezembro até 31 de janeiro de 2025, a unidade abrirá todos os dias, das 8h às 16h. O aumento no horário de visitação proporciona mais tempo aos visitantes e melhora a experiência do passeio na Maravilha Mundial da Natureza.
Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial, escolhendo o dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra.
Veja o espetáculo das águas: