Notícias

Defesa Civil monitora municípios atingidos por granizo no Paraná


FACCREI - 2025

A Defesa Civil Estadual contabilizava 846 residências danificadas por causa da chuva em quatro municípios

Foto: Ilustrativa
Chuva volumosa é aguardada para sexta-feira

A chuva que avançou pelo Paraná na quarta-feira (9), provocou a formação de granizo em algumas regiões. Até as 18h, a Defesa Civil Estadual contabilizava 846 residências danificadas por causa da chuva em quatro municípios: 700 em Dois Vizinhos (Sudoeste), 100 em Foz do Iguaçu (Oeste), 40 em Guarapuava (Centro Sul) e seis em Rio Bonito do Iguaçu (Centro Sul).
Em Dois Vizinhos, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná distribuiu lonas para 500 famílias.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental, o granizo foi provocado por nuvens de tempestade muito fortes que seguem em direção à divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, próximo às cidades de Umuarama e Cidade Gaúcha.
Na quinta-feira a entrada de um novo ciclone extratropical trouxe chuva para região Oeste e Norte do Paraná. Há expectativa de tempestades a partir de sexta-feira avançando do Oeste para a região Leste do estado”, explica o coordenador de operações do SIMEPAR, Marco Jusevicius.
Chuva volumosa é aguardada para sexta-feira e sábado na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacional alerta para o risco de deslizamentos nestas áreas.
“A chuva contínua de terça e desta quarta deixou o solo saturado. As tempestades aguardadas a partir de sexta-feira podem desencadear deslizamentos pontuais. A nossa equipe monitora os municípios 24 horas e emite alertas sempre que alguma situação demonstrar risco à população”, informou a Defesa Civil.
Segundo o SIMEPAR, chuvas fortes, ventos e quedas de granizo localizadas podem atingir o estado, ganhando força principalmente na sexta-feira (11). São esperadas rajadas de ventos de até 70 km/h e quedas de granizo localizadas, em diferentes regiões do estado.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do SECOM/PR
CN INSTITUCIONAL