Notícias

Grécia toma medidas contra o excesso de turismo e locação de curto prazo


FACCREI - 2025

O país europeu viu número de turistas crescer após o fim da pandemia e preços subirem

Foto: Divulgação
O setor de turismo contribui com cerca de 20% para a economia do país

A Grécia recebeu um recorde de 36,1 milhões de visitantes em 2023 e no primeiro trimestre de 2024, as chegadas aumentaram 11,6 milhões, ou seja, de acordo com os dados mais recentes do Banco da Grécia. O setor de turismo contribui com cerca de 20% para a economia, tornando-o vital para a saúde da nação.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, anunciou medidas destinadas a abordar o impacto negativo do excesso de turismo à medida que os visitantes continuam a chegar em números recordes na era pós-pandemia no país.
O governo tem estado "muito preocupado" com o influxo de passageiros de cruzeiros durante certos meses do ano e começará a cobrar taxas, disse Mitsotakis durante seu discurso anual na Feira Internacional de Salônica.
O governo também aumentará um imposto relacionado à crise climática sobre acomodações.
O país expandirá seu chamado programa "Golden Visa" para investidores que estejam dispostos a investir pelo menos 250 mil euros (R$ 1,5 milhão) em startups locais. Estrangeiros anteriormente precisavam comprar propriedades para obter o visto.
Para restringir navios de cruzeiros e os passageiros que chegam aos portos gregos, haverá taxas e a cobranças, sendo estas maiores nas ilhas turísticas populares de Santorini e Mykonos a partir de 2025.
A taxa "será de 20 euros para os meses difíceis durante a alta temporada", disse Mitsotakis. Um imposto de hospedagem para o período de abril a outubro também será aumentado, com a receita beneficiando as comunidades locais.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações da Folha de São Paulo
CN INSTITUCIONAL