Notícias

Os domingos jamais serão como antes: Morre Senor Abravanel, o Silvo Santos


FACCREI - 2025

Silvio Santos fez parte da vida de cada cidadão brasileiro

Foto: Divulgação
Ele lutava contra uma broncopneumonia após infecção por influenza

Silvio Santos morreu aos 93 anos, na manhã sábado (17), no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

Animador de auditório, empresário, dono do próprio canal de TV, visionário, gênio para uns, louco para outros. Há quem o definisse como mito. É inegável que a biografia de Silvio Santos se confunde com a história da televisão brasileira.

Do nada, o antigo camelo das ruas do Rio de Janeiro ele construiu um império e para sempre será lembrado como um dos maiores nomes da comunicação do Brasil e do mundo.

Foram 60 anos de televisão. Desde que fez sua estreia à frente do programa Vamos Brincar de Forca, na extinta TV Paulista, Silvio Santos começou a escrever uma trajetória de muito sucesso, muitas polêmicas e muito dinheiro, sempre à frente do SBT, uma das principais emissoras de TV do país, que fundou em 1981.

O maior período que ficou afastado da TV foi durante a pandemia. Quando voltou às gravações, depois de quase dois anos, um esquema de segurança com testagem e "pulseiras anti-covid" foi montado, mas isso não foi suficiente para blindar o Homem do Baú da doença que vitimou mais de 700 mil brasileiros.

Silvio se vai após 43 anos de SBT. Sobre o canal, Guilherme Stoliar, sobrinho do apresentador e ex-presidente do Grupo Silvio Santos, definiu, quando do aniversário de 90 anos do Patrão, em dezembro, que essa perda seria "muito difícil",

Silvio deixa um patrimônio que vai muito além da emissora. Empresário nato, desde a adolescência trabalhando com vendas manifestou talento para os negócios.

Era um patrão bravo e exigente, como disse uma das filhas. Mas também muito responsável e gentil, na opinião de outros funcionários.

O homem de negócios e também do rosto mais conhecido da televisão brasileira deixa seis grandes empresas de diferentes áreas —mas ao longo das nove décadas de vida, gerenciou mais de 30 negócios.

Assim, Silvio Santos cravou seu nome na seleta lista de bilionários brasileiros, com uma fortuna estimada em R$ 1,6 bilhão, de acordo com o ranking de 2023 da revista Forbes.

O império de Senor Abravanel começou a ser construído em 1958, quando fundou o Grupo Silvio Santos. O primeiro empreendimento do apresentador foi o Baú da Felicidade, comprado do pai de Carlos Alberto de Nóbrega, Manuel de Nóbrega.

Silvio Santos foi um gigante, o homem que ensinou o que é ser um comunicador na TV. Em toda a carreira, sua preocupação foi se aproximar das pessoas. Seu entusiasmo maior era com os quadros de seus programas que tinham a participação de gente da plateia.

Estava sempre alegre quando conversava com os outros. Fosse numa banca de camelô enaltecendo os produtos à mostra, fosse exibindo sua simpatia natural ao entrar na casa de milhões de telespectadores. Silvio Santos fará muita falta.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal UOL
CN INSTITUCIONAL