Notícias

Cinco paranaenses voltam de Paris 2024 com medalhas


FACCREI - 2025

O Brasil conquistou 20 medalhas nessa Olimpíada: 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes

Foto: Divulgação
Paris 2024 foi melhor campanha da história para o Brasil

A Olimpíada de Paris, de 26 de julho a 11 de agosto, contou com 10.500 atletas. Foram 276 competindo pelo Brasil. Desses 276, 17 são nascidos no Paraná e outros sete são radicados em cidades paranaenses, ou seja, nasceram em outros estados, mas adotaram o Paraná.
Cinco atletas paranaenses voltaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 com medalhas na bagagem. O único deles que conquistou em uma prova individual foi o curitibano Augusto Akio, 24 anos, que ganhou bronze no skate park.
Além dele, a curitibana Julia Soares, 18 anos, também trouxe um bronze, conquistado junto com a equipe brasileira de ginástica artística, na emocionante final contra os Estados Unidos de Simone Biles.
Na prova individual, Julia chegou à final da trave e ficou em sétimo lugar – um resulto expressivo para a atleta de 18 anos, que disputou uma Olimpíada pela primeira vez.
Outros dois bronzes paranaenses vieram do vôlei de quadra, com a seleção feminina. A levantadora curitibana Roberta Ratzke, 34 anos, deu show em Paris e brilhou na campanha com cinco vitórias e apenas uma derrota – para a poderosa equipe dos Estados Unidos.
Outra paranaense da equipe é a ponta Julia Bergmann, 23 anos, nascida na Alemanha (em Munique) e criada em Toledo.
Para completar, Rafael Silva, nascido em Aquidauana (MS) e criado em Rolândia (PR), ganhou um bronze no judô por equipes – o Brasil derrotou a Itália na decisão do terceiro lugar.
Na disputa individual, ele caiu na primeira eliminatória, na categoria mais de 100 kg.
O Brasil conquistou 20 medalhas nessa Olimpíada: 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. É a segunda melhor campanha da história, superando o desempenho na Rio 2016 no número total de medalhas, atrás apenas de Tóquio 2020. O país ficou no top-20 no número de ouros e no top-15 no total de medalhas.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL