Notícias

29 de Junho, Dia de São Pedro


FACCREI - 2025

Esta é uma festividade típica da Igreja Católica em honra ao martírio do apóstolo

Foto: Ilustrativa
Para celebrar a data costuma-se preparar uma fogueira triangular

O Dia de São Pedro é celebrado em 29 de junho, data que relembra o martírio do apóstolo São Pedro, o Santo Católico detentor das chaves das portas do Paraíso
De acordo com a Bíblia, Pedro foi um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Para a Igreja Católica, após a morte do Salvador, Pedro teria liderado os demais discípulos e criado a igreja.
Por esta razão, ele é considerado o primeiro papa para os católicos, tornando-se, inclusive, o que ficou mais tempo no Papado, isto é, 37 anos.
A partir disto, o dia 29 de junho também passou a ser considerado o dia do Papa. Assim, a igreja passou a homenagear o cargo mais importante dentro da hierarquia católica e também a Pedro.
A data escolhida para celebrar o dia de São Pedro, é a mesma que simboliza a tomada do mastro de São João, marcando o fim das festividades.
Como forma de comemoração, alguns católicos costumam preparar uma fogueira triangular.
São Pedro também recebe o título de guardião das portas do céu, permitindo ou não as chuvas. Além disso, é visto como o protetor das viúvas e dos pescadores.
Existem também alguns historiadores que pontuam que o dia 29 de junho era marcado por uma celebração pagã em homenagem a Rômulo e Remo, fundadores da antiga Roma.
Colocar a festa mais importantes para a consolidação do cristianismo no mundo romano seria uma forma de enfraquecer a celebração pagã.
Tanto São Pedro quanto São Paulo são figuras extremamente importantes na história do cristianismo. Ambos são considerados figuras fundadoras da Igreja Católica e foram essenciais para o crescimento do cristianismo no século I d.C.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Brasil Escola
CN INSTITUCIONAL