Cinco pessoas foram encaminhadas para a delegacia de Andirá (52 Km de Cornélio Procópio), na tarde de quinta-feira (20), após a Polícia Militar ter sido alertada que elas estariam vendendo canetas em frente a um mercado de forma suspeita.
Segundo a PM, primeiramente um casal foi abordado na Rua Bahia, na área central da cidade em um veículo Chevrolet/Meriva de cor prata, por volta das 15 horas.
O casal usava a imagem de uma menina cadeirante da cidade de Itirapina (SP), para conseguir vender as canetas pelo valor de cinco reais, dizendo que o dinheiro arrecadado seria usado para comprar uma cadeira de rodas para jovem.
Questionado, o homem afirmou que sempre faz isso para ajudar a menina e teria documentos que comprovariam a sua atividade
Disse ainda que teria mais três funcionárias que o auxiliam nas vendas, as quais estariam em outro local da cidade.
Desconfiados, os policiais realizaram uma consulta usando os dados do homem e descobriram haver vários boletins de ocorrência em seu desfavor pelo crime de estelionato, inclusive em outros estados, referente a mesma atividade, ou seja, venda de canetas para levantar dinheiro para comprar cadeira de rodas para uma menina deficiente física.
Diante das informações bem contraditórias todo o grupo foi reunido e encaminhado para a delegacia para as devidas providências.
A PM ainda aprendeu o material que estava sendo vendido, o cartaz com a imagem da menina, o carro usado pelo casal, celulares e dinheiro.