Um meteoro foi flagrado por imagens da câmera de monitoramento do Clima Ao Vivo em Maringá, no Noroeste do Paraná, no dia 13 de junho.
O curioso é que foi em plena luz do dia, o que é considerado raro pelos especialistas.
Meteoros diurnos são eventos raros, porque para serem visíveis precisam ser grandes, caso não sejam, são ofuscados pela luminosidade do dia.
O fenômeno de Maringá viralizou nas redes sociais. Várias pessoas compartilharam as fotos do meteoro. ‘
No mesmo dia mais um foi visto em Santa Catarina. Conforme a Bramon, o fenômeno foi registrado às 21h37, por quatro estações da Bramon em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na segunda (17), outro meteoro foi flagrado desta vez no Mato Grosso.
Meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço, penetram na atmosfera do planeta e se incendeiam parcial ou completamente devido à interação com a atmosfera.
O fenômeno cria uma luminosidade no céu, popularmente conhecida como “estrela cadente”.
Uma chuva deles acontece quando diversos detritos de meteoritos cruzam o céu noturno e tem origem em um ponto comum, chamado de radiante.
O estudo dos meteoros ajuda a estimar a quantidade e período de maior incidência desses corpos celestes que atravessam a Terra periodicamente.
As análises são úteis às missões espaciais e centros de controle de satélites para proteção de equipamentos em órbita próxima à Terra e voos de naves.
Assista o momento da queda do meteoro em Maringá: