O IFC (Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá), publicou nesta quarta-feira (19) o ranking TOP7, que inclui as sete comunidades mais inteligentes do mundo.
Curitiba e Assaí, no Norte Pioneiro, integram a lista ao lado de Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).
Em fevereiro, as duas cidades paranaenses já tinham se classificado no ranking Smart21, lista com as 21 cidades mais inteligentes do mundo, que também incluía o município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Agora, Curitiba e Assaí avançam para a última etapa da premiação, que acontece em novembro, em Barcelona, na Espanha, onde será anunciada a vencedora de 2024.
Sediada no Canadá, o IFC é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes. O foco é envolver todo o ecossistema da cidade, visando a criação de empregos e o desenvolvimento econômico sustentável.
O Paraná é único Estado a ter duas cidades entre as sete mais inteligentes do mundo, na premiação mais importante no quesito cidades inteligentes.
No início de junho, as duas cidades também foram destaque na etapa nacional do 12º Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora (PSPE).
Ambas foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas.
Curitiba foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego.
O Paraná foi de novo a ser o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias.