A Volkswagen anunciou na segunda-feira (17), que vai passar a produzir o sedã compacto Virtus e uma picape inédita na fábrica de São José dos Pinhais em 2025, que vai receber investimento de R$ 3 bilhões.
O aporte na unidade paranaense faz parte do anúncio de R$ 16 bilhões até 2028 no Brasil feito pela Volks em fevereiro e que inclui 16 lançamentos até a data final. Dentre eles estão modelos 100% elétricos e híbridos flex de variados tipos.
O montante de R$ 3 bilhões será aplicado em várias áreas, incluindo a expansão da capacidade produtiva, no entanto, o foco principal será na produção de uma picape de porte médio-compacto, adiantada pelo conceito Tarok - apresentado pela VW no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018.
O início da fabricação do Virtus no Paraná será em 2025 - o sedã também continuará sendo produzido em São Bernardo do Campo (SP).
Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais, que acaba de completar 25 anos, produz o SUV T-Cross e faz a montagem dos Audi Q3 e Q3 Sportback, marca que pertence ao grupo Volkswagen.
O compartilhamento da produção entre os dois fabricantes remonta a 1999, data de inauguração da planta. No início, os dois primeiros carros foram o Golf de quarta geração e o primeiro A3.
Por lá também foram feitos o Fox, Golf de quarta geração, A3 Sedan e o Q3 anterior.
Ao longo dos 25 anos, foram produzidos mais de 3 milhões de automóveis na fábrica. E não apenas para o Brasil. A localização paranaense reforça a estratégia de exportação do fabricante, uma vez que é localizada perto do porto de Paranaguá, de onde o T-Cross é exportado para 17 países.
O próprio Virtus já é exportado para 13 mercados da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, St. Maarten e Uruguai.
Esse movimento será ampliado com a produção em São José dos Pinhais. A fábrica tem 1,3 milhão de metros quadrados de área construída.
A unidade usa Inteligência Artificial no controle de todas as etapas de produção, processo que vai desde a estamparia, passa pela pintura e termina na montagem final do veículo.