Cornélio Procópio enfrenta atualmente um desafio significativo no fornecimento de água e Gil Gamero, superintendente da SANEPAR para a região Nordeste, compartilhou detalhes sobre a situação com a imprensa local na tarde de segunda-feira (4).
Em uma entrevista concedida a imprensa procopense no gabinete do prefeito Amim Hannouche, Gamero explicou os obstáculos que a equipe está enfrentando e as medidas tomadas para resolver a questão.
O superintendente destacou que a demanda crescente, combinada com condições climáticas adversas, contribuiu para a complexidade do problema.
"Estamos lidando com um aumento expressivo no consumo e fatores como a escassez de chuvas agravam a situação", afirmou Gamero.
Ele ressaltou a importância de conscientização sobre o uso racional da água por parte da comunidade.
Diante da complexidade do problema, o superintendente ressaltou as ações imediatas que a SANEPAR está implementando para mitigar o impacto na população.
Ele enfatizou a importância da transparência na comunicação com os moradores e destacou os esforços para fornecer informações claras sobre prazos de resolução.
Para construir uma abordagem colaborativa, o superintendente destacou a importância do engajamento com a comunidade.
Gamero mencionou iniciativas para envolver os moradores na conservação da água e incentivou a cooperação de todos para superar o desafio atual e fortalecer a infraestrutura hídrica a longo prazo.
Após o rompimento de uma tubulação e o corte no abastecimento no meio da última semana, o prefeito Amin Hannouche buscou na região uma forma de suprir a necessidade da população referente a água.
No sábado, 02 de dezembro, a prefeitura conseguiu socorrer os moradores com a distribuição de água através de caminhões pipas distribuídos em vários pontos da cidade. Amin fez questão de fazer parte da linha de frente na distribuição.
Diversos municípios da região forneceram a ajuda enviando os caminhões, permitindo que os cidadãos tivessem água em casa para suas necessidades básicas.
A ação conjunta demonstrou a solidariedade entre as cidades em tempos de crise.
A crise hídrica ressalta a importância da infraestrutura adequada e do planejamento para lidar com emergências. A resposta rápida da prefeitura e dos municípios vizinhos ajudou a minimizar o impacto da crise, que ainda persiste na cidade.