Notícias

Temporais atingiram mais de 36 mil pessoas no Paraná


FACCREI - 2025

57 municípios foram atingidos por fortes chuvas nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado

Foto: Divulgação
A previsão é de calor e mais tempestades pelo estado

O retorno dos grandes volumes de chuva ao Paraná, sobretudo nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, deixaram um rastro de destruição em 57 municípios do Estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã de segunda-feira, 30 de outubro.
Desde a última quinta-feira, 26 de outubro, 36.237 pessoas foram afetadas e 4.784 casas danificadas.
Em um primeiro boletim, o número apontado era de 65.372 pessoas afetadas pelas chuvas e 4.784 casas danificadas. No entanto, às 8h30, um novo boletim foi divulgado informando que em quatro dias, 36.237 imóveis foram atingidos.
Segundo o boletim, na manhã de segunda, 779 pessoas estão desabrigadas e 1.894, desalojadas. O órgão afirma ainda, que registrou 30.280 residências danificadas e 26 casas destruídas.
Também de acordo com a Defesa Civil, 57 cidades tiveram danos registrados.
A Companhia Paranaense de Energia (COPEL), informou que o Rio Iguaçu voltou a subir e chegou a 5,8 metros.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), o tempo no Estado segue influenciado pela forte massa de ar instável (ar quente e úmido).
Outubro já é considerado o outubro mais chuvoso desde 1961 e segundo a previsão, a chuva deve seguir até o final do mês, que termina na terça-feira, 31 de outubro.
Além disso o jato de baixos (fenômeno caracterizado por um máximo no perfil vertical do vento na baixa troposfera – 1500 m), favorece o transporte de calor e umidade da região amazônica para o Sul do Brasil, contribuindo para intensificar as tempestades severas sobre o Paraná e regiões vizinhas.
Por isso o início de semana segue com previsão de ocorrência de tempestades nas diversas regiões do Estado.
Segundo o meteorologista do SIMEPAR, Reinaldo Kneib, ar quente e úmido está presente nas camadas superiores da troposfera, condição que favorece a rápida formação de nuvens com potencial para ocasionar precipitação, tanto que há observação do fenômeno em vários pontos do Estado.
Nos setores central e sudoeste, a chuva está moderada a forte com incidência de trovoadas.
A situação tem sido monitorada pela equipe da Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná a partir do seu centro de controle, em Curitiba e diretamente nos municípios, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e das equipes das defesas civis municipais das cidades diretamente impactadas.
Além dos atendimentos imediatos de urgência, o Governo do Estado está acompanhando a situação para prestar todo o suporte assistencial e humanitário possível aos municípios ou às famílias prejudicadas pelos temporais, como já tem ocorrido desde o início do mês de outubro.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL