Notícias

Tornado causa estragos no Norte do Paraná


FACCREI - 2025

O fenômeno foi o 4º registrado no Estado em outubro

Foto: Reprodução
A ocorrência foi confirmada pelo SIMEPAR

Um tornado atingiu o município de São José da Boa Vista, no Norte Pioneiro do Estado, na tarde do último sábado (28). A ocorrência foi confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
A cidade, vizinha a Wenceslau Braz, contabilizou muitos estragos.
O fenômeno foi classificado como F1/F2, considerado de forte intensidade que pode registrar ventos entre 100 e 150 km/h.
O tornado acontece em condições climáticas muito instáveis e é associado a nuvens de tempestade.
O fenômeno é caracterizado por um funil formado a partir de ventos que giram em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão e formam uma espiral, também chamada de funil ou vórtex, que tem um alto poder de destruição.
No momento que o funil toca o solo, recebe o nome de tornado.
Com curta duração, os ventos dos tornados podem superar a velocidade de 400 km/h, adquirindo grande poder de destruição.
O meteorologista do SIMEPAR, Reinaldo Kneib, disse ser difícil monitorar antecipadamente a formação de um tornado.
Este foi o quarto fenômeno atmosférico que aconteceu no Paraná em outubro. Já houve o registro de um tornado em Cascavel, no Oeste do Estado, no início do mês, no dia 4 de outubro.
Na cidade de Maringá, no Norte do Paraná, foi registrada uma microexplosão no dia 7 de outubro. Esse fenômeno é caracterizado por uma forte rajada de vento que desce da nuvem e atinge o solo com muita força e tem a capacidade de provocar muitos estragos.
Em Capanema, na região Sudoeste, também foi registrada uma microexplosão climática, no dia 24 de outubro.
Conforme o meteorologista, as ocorrências desses fenômenos têm acontecido com certa frequência durante a primavera deste ano.
De acordo com a Defesa Civil do município de São José da Boa Vista, as ocorrências relacionadas aos estragos causados pelo tornado ficaram concentradas na área rural e foi feita a distribuição de lonas para as famílias.
O órgão informou no domingo (29), que segue acompanhando as ocorrências para atender e dar suporte aos moradores que necessitam de ajuda.
Ainda não foi divulgado se algum morador da cidade ficou ferido e também os prejuízos que foram contabilizados com a passagem do tornado.

 

Assista ao vídeo:

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da Rádio CBN
CN INSTITUCIONAL