As chuvas volumosas que atingiram o Paraná em outubro causaram danos na safra de trigo, que já está sendo colhida. A estimativa do Departamento de Economia Rural (DERAL) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento foi reduzida em 300 mil toneladas, para 3,86 milhões de toneladas.
De acordo com o DERAL, as doenças foram determinantes para a queda da produtividade. Além disso, o excesso de chuvas colaborou para que não se atingissem produtividades melhores. Além da queda de volume produzido, houve perda de qualidade.
Esse cenário teve pequenos reflexos no preço do trigo. O preço pago ao produtor pela saca de trigo de boa qualidade no dia 25 de outubro foi de R$54,00, especialmente nas regiões do Estado que encerraram a colheita. Este valor é 10% superior ao praticado há um mês (R$49,00) e mostra uma busca pelos trigos colhidos antes da chuva. Já os trigos para ração competem pelo mesmo mercado que o milho, que não teve alteração de preço no mesmo período.
Além do trigo, as lavouras de feijão também foram afetadas pelas chuvas. Cerca de 79% do feijão estão plantados na região Sul, com 83% das lavouras em boas condições, 17% em condições medianas e 1% em condições ruins, principalmente na região de União da Vitória.
Neste último caso, de acordo com os técnicos do DERAL, a redução na qualidade pode exigir que alguns produtores façam o replantio para recuperar as lavouras, ou mesmo deixem de produzir nessas áreas, o que poderia refletir em perda de produtividade.
O DERAL ressalta que, apesar dos problemas causados pelas chuvas, a safra 22/23 atingiu um bom desempenho, somando 45,9 milhões de toneladas. m os policiais que tentava o tirar de lá, sendo bastante agressivo, desacatando a equipe por diversas vezes e não querendo conversa.
O local foi isolado e os policiais acionaram os órgãos necessários para esse tipo de evento crítico e depois de um tempo, o cidadão acabou descendo da torre, mas antes de ser abordado, ele pegou uma foice que estava escondida em uma moita.
Após um momento de desobediência, ele acabou soltando o objeto e precisou ser contido pela equipe policial por oferecer resistência para entrar na viatura.
O homem foi levado até a delegacia para registro do fato e demais providências.
O fato ocorreu por volta das 13h30 e até o momento ninguém soube informar a razão dele escalar a torre.