Notícias

Nível dos rios do Paraná não para de subir e 20 cidades estão em estado de emergência


FACCREI - 2025

A instabilidade segue elevada sobre todo o Paraná e não há perspectiva de baixa do nível dos rios no Sul do Estado em um curto prazo

Foto: Divulgação
Casas, equipamentos e pontes estão danificadas em várias cidades

O nível dos rios que cortam cidades do Sul do Paraná não para de subir por conta das fortes chuvas que não dão trégua no Estado. Na manhã de terça-feira (17), o Rio Iguaçu chegou aos 7,83 m em União da Vitória e se aproximou dos 6 metros em Porto Amazonas e em São Mateus do Sul, de acordo com a medição hidrológica da COPEL.
O alto nível dos rios causa diversos transtornos à população desses municípios, com casas, equipamentos públicos submersos e pontes danificadas. As aulas na rede municipal de ensino de União da Vitória estão suspensas.
A situação é crítica também para as famílias de Rio Negro. O nível do rio que dá nome ao município estava em 10,33 m em medição feita às 7h durante a manhã de terça-feira.
O Rio Negro chegou a 10,9 m no último domingo, sendo que o nível é considerado muito alto a partir de 4,5 m.
Não há perspectiva de baixa do nível desses rios num curto prazo, pelo contrário: a previsão aponta que o Rio Iguaçu pode alcançar os 8,81 m na noite de quarta-feira (18) em União da Vitória.
De acordo com o SIMEPAR, a instabilidade segue elevada sobre todo o Paraná. Chove em vários momentos do dia nas diversas regiões paranaenses durante a terça-feira, com risco elevado para tempestades isoladas.
Destaque para o alto volume acumulado nas regiões Oeste e Sul, já castigadas pelos temporais nas últimas semanas.
A Defesa Civil Estadual confirmou que o número de cidades no Estado que decretaram situação de emergência subiu para 20 - três municípios a mais em relação ao dia anterior. Dois Vizinhos, Prudentópolis e Rebouças também tiveram seus decretos homologados pelo Governo do Estado.
As normativas têm validade de 180 dias, facilitando o acesso a recursos e linhas de financiamento para a recuperação dos estragos, como o Paraná Recupera,
O número de cidades que acumulam estragos pelos fortes temporais também cresceu e agora são 77.
Ao todo, mais de 62 mil paranaenses foram diretamente afetados pelas chuvas - 7.186 permanecem desalojados e outros 816 desabrigados.
Confira as cidades do Paraná que decretaram situação de emergência: Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mangueirinha, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul e União da Vitória.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Paraná Portal
CN INSTITUCIONAL