No final da madrugada do último domingo (15), um policial militar pertencente ao 18º Batalhão de Polícia Militar com sede em Cornélio Procópio), depois do término do plantão, retornava para sua residência na cidade de Jacarezinho pilotando uma moto pela Rodovia BR-369, quando ao passar pelo antigo pedágio desativado entre as cidades de Andirá e Cambará por volta das 4h30, visualizou um veículo VW/Parati atravessado na pista.
Desconfiado, o policial militar então desligou o farol de seu veículo, mas acabou sendo abordado por três homens com armas em punho, que anunciaram o roubo.
Ao perceberem que que se tratava de um policial militar, eles passaram a efetuar disparos contra a vítima, que sacou de sua arma e revidou.
Em meio ao confronto, dois dos criminosos evadiram-se a pé, enquanto que um terceiro conseguiu chegar ao seu veículo para empreender fuga.
O policial militar conseguiu repassar a situação para equipes da região, sendo este terceiro indivíduo localizado em uma estrada rural, o qual efetuou disparos contra as equipes que o buscavam, as quais revidaram.
O elemento foi alvejado e empreendeu fuga novamente deixando para trás uma submetralhadora, sem marca, de fabricação caseira, enquanto que dentro do veículo foi localizada uma munição calibre 12, picotada.
Tendo em vista, que situação de roubo como esta já haviam ocorrido no mesmo local, onde dois policiais foram vítimas, a fim de combater a ação criminosa da quadrilha, foi acionado o apoio da uma aeronave do BPMOA para realização de buscas aos envolvidos que se evadiram.
Logo em seguida, ao amanhecer, foram vistos dois indivíduos correndo por uma plantação de cana-de-açúcar, que receberam voz de abordagem, mas insistiram cada um armado com um revólver, a apontar para os policiais, que foram obrigados a atirarem, ferindo os suspeitos.
Imediatamente foi acionado o SAMU a fim de prestar socorro aos dois indivíduos, que não resistiram e vieram a óbito.
Diante dos fatos, foi feito o isolamento da área e acionadas as Polícia Civil e Científica para os procedimentos cabíveis.
As duas armas utilizadas pelos indivíduos não puderam ser apreendidas pela PM por terem sido recolhidas pela Polícia Científica durante perícia no local.
Ressalta-se que tais indivíduos, de 17 e 20 anos possuíam passagem por desacato, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, drogas para consumo pessoal e tráfico de drogas.