Notícias

Eclipse com “anel de fogo” poderá ser visto no Brasil pela primeira vez desde 1994


FACCREI - 2025

O eclipse solar acontecerá sábado (14) e poderá ser visto, em níveis diferentes, de todo o Brasil

Foto: Bairi/Pixabay
Eclipse anular do Sol

No sábado (14), um espetáculo celestial ocorrerá nas Américas do Norte, Central e do Sul, quando um eclipse solar anular criará um “anel de fogo” no céu.
Os eclipses solares anulares são como os eclipses solares totais, exceto que a Lua está no ponto mais distante da sua órbita da Terra, por isso não pode bloquear completamente o Sol. Em vez disso, a luz ígnea do Sol envolve a sombra da Lua, criando o chamado anel de fogo.
E você não quer perder a chance de ver este evento – um eclipse anular não ocorrerá novamente nesta parte do mundo até 2046, de acordo com a NASA.
O eclipse solar anular começará no Brasil, por volta das 16h45 e no Paraná ele será apenas parcial em forma de meia-lua, fazendo parecer que a Lua está dando uma mordida na nossa estrela.
Durante a anularidade, o céu ficará mais escuro, embora não tão escuro como durante um eclipse solar total, quando toda a luz do Sol é bloqueada. Os animais podem se comportar como ao anoitecer e o ar pode parecer mais frio, de acordo com a NASA.
Nunca é seguro olhar diretamente para o Sol sem usar proteção especializada. Para visualizar o eclipse com segurança, use óculos películas escuras.
Separadamente, você pode observar o Sol com um telescópio, binóculos ou câmera que possui um filtro solar especial na frente, que funciona da mesma forma que os óculos para eclipses.
Os raios solares ainda podem queimar através do filtro dos óculos ou do visor, dada a concentração que podem ter através de um dispositivo óptico e podem causar graves danos aos olhos.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da CNN Brasil
CN INSTITUCIONAL