O Feriado da Padroeira do Brasil, começou com muitos raios, trovões e fortes ventos, seguidos por uma chuva forte que atingiu várias regiões do Paraná na quinta-feira (12). Segundo o SIMEPAR, só durante a madrugada a capital paranaense registrou rajadas de vento de 21 km/h e um volume de chuva de 25,5 milímetros.
A previsão, no entanto, é que a precipitação acumulada supere os 70 mm, com a temperatura ao longo do dia variando entre 13 e 24ºC. Na sexta-feira (13/10), já deve chover bem menos (1,3 mm de precipitação previstos), mas a temperatura na cidade deve cair ainda mais, variando entre 11 e 13ºC.
De acordo com o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, o tempo permanece estável no Paraná devido ao avanço de uma frente fria.
“Pancadas de chuvas acompanhadas de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos moderadas a fortes foram registradas entre o centro-sul, sul e leste do estado. ”
Ainda segundo a previsão do tempo do SIMEPAR, existe potencial para alguns estragos e transtornos pelo deslocamento rápido dessa frente fria pelo Estado.
Regiões, entre os Campos Gerais, Leste e o Norte do Paraná, devem registrar precipitações, principalmente entre a madrugada de quinta-feira (12) e as primeiras horas da manhã de sexta (13).
Segundo a Defesa Civil, dados mostram que desde o dia 3 de outubro até quinta-feira (12), mais de 37 mil paranaenses foram afetados pelo mau tempo, em ocorrências como vendavais, chuva de granizo, deslizamentos, enxurradas e alagamentos, entre outros.
Ao todo, 4.047 casas foram danificadas, 2.149 pessoas seguem desalojadas e outras 3.577 são consideradas desabrigadas.
O município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, por exemplo, teve muitos problemas nas últimas horas. Num trecho da BR-376, por exemplo, uma árvore de grande porte caiu e complicou o trânsito na região, bloqueando totalmente a pista sentido Curitiba.
Equipes da PRF, do Corpo de Bombeiros e do DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem) foram acionados para o atendimento a ocorrência.
Na mesma cidade, parte do telhado da Igreja São Sebastião no bairro Nova Rússia foi danificado. Uma cruz que estava no topo da igreja, inclusive, acabou desabando e destruiu o santuário que ficava abaixo. Felizmente, ninguém se feriu.
O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, divulgou dois alertas sobre tempestades no Paraná, um com grau de severidade amarelo (perigo potencial) e outro com grau de severidade laranja (perigo).
O primeiro aviso (amarelo), alerta sobre a ocorrência de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo, com estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
A Região Metropolitana de Curitiba, o Noroeste, o Norte Central, o Norte Pioneiro Paranaense, o Oeste e o Centro Oriental do Estado são as regiões possivelmente afetadas.
Já o segundo alerta, informa sobre a precipitação acumulada de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Os alertas são válidos para quinta-feira (12), em todo o Estado.