Notícias

Cambará registra maior temperatura de setembro no Paraná


FACCREI - 2025

Termômetros marcaram 40,7°C no dia 24

Foto: Ilustrativa
A precipitação no Norte Pioneiro ficou na casa dos 57,0 mm

As condições climáticas no Paraná em setembro foram marcadas por chuvas irregulares e temperaturas elevadas. A maior temperatura do mês foi registrada pelo Instituto de Meteorologia do Paraná (SIMEPAR), em Cambará (70 Km de Cornélio Procópio), no Norte Pioneiro do Estado, com 40,7°C no dia 24 de setembro.
As temperaturas também superaram os 40°C em Loanda e Capanema. Houve também avanço de massas de ar frio. Em General Carneiro, a temperatura ficou negativa no dia 15 de setembro: -0,7°C.
As temperaturas, em média, ficaram bastante elevadas no Estado. Houve várias situações com chuvas na altura do Rio Grande do Sul, com presença de um ar aquecido na altura do Paraná. Em praticamente todos os setores paranaenses, as anomalias de temperatura ficaram perto ou acima de 2°C.
Entre o Oeste, Sudoeste e Centro-sul, os valores de anomalia de precipitação ficaram positivos, indicando que a chuva superou as médias históricas. Já entre o norte e parte da região central, houve déficit de chuva.
No Norte Pioneiro, o acumulado de precipitação ficou na casa dos 57,0 mm, em Londrina e Santo Antônio da Platina. Na primeira quinzena do mês, ocorreram três sistemas frontais pelo estado, mas que não alcançaram a região com muita intensidade. Houve registro de tempestades.
O Instituto de Meteorologia do Paraná (SIMEPAR) recomenda que a população do Norte Pioneiro fique atenta às condições climáticas. Com o déficit de chuva, há risco de incêndios florestais. Além disso, as altas temperaturas podem causar problemas de saúde, como desidratação e insolação.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Tá No Site
CN INSTITUCIONAL