Notícias

MP investiga suspeita de manipulação em jogos da Série A do Brasileirão


FACCREI - 2025

A Operação Penalidade Máxima II visa investigar a atuação de uma organização criminosa na manipulação de resultados de jogos de futebol

Foto: Reprodução/MPGO
Cumprimento de mandado da Operação Penalidade Máxima II em Goiás

O Ministério Público de Goiás (MPGO) anunciou, na terça-feira (18), o início da Operação Penalidade Máxima II, que visa investigar a atuação de uma organização criminosa na manipulação de resultados de jogos de futebol, inclusive da Série A do Brasileirão.

O órgão informou que já foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em 16 municípios de seis estados brasileiros.

Segundo o MPGO, há suspeitas de que o grupo criminoso tenha atuado em pelo menos cinco jogos do Brasileirão de 2022, além de cinco partidas de Campeonatos Estaduais deste ano.

A investigação descobriu que os criminosos tentavam cooptar jogadores de futebol com ofertas entre R$50 mil e R$100 mil para que interferissem em eventos dos jogos.

“A investigação indica que as manipulações eram diversas e visavam, por exemplo, assegurar a punição a determinado jogador por cartão amarelo, cartão vermelho, cometimento de penalidade máxima, além de assegurar número de escanteios durante a partida e até mesmo, o placar de derrota de determinado time no intervalo do jogo” informou o Ministério Público de Goiás.

A nova investigação é um desdobramento da Operação Penalidade Máxima, que identificou suspeita de manipulação em jogos da Série B do Brasileirão no ano passado.

A Operação Penalidade Máxima II está sendo executada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Goiás e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).

Os GAECOs dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Cyber GAECO do MP de São Paulo e o Centro de Inteligência do MP do Rio de Janeiro, além das polícias Militar, Civil e Penal de Goiás, estão dando apoio ao cumprimento das diligências.

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal LANCE
CN INSTITUCIONAL