A partir de sexta-feira (16), e a umidade relativa do ar vai baixar. A condição de redução da umidade permanecerá crítica, principalmente no período da tarde, até a terça-feira (20), no Sudoeste, Oeste e Noroeste, até o Norte.
Os índices de umidade devem ficar abaixo dos 40%, podendo chegar abaixo de 30% em algumas regiões. No fim de semana essa condição deve se espalhar para praticamente todo o Paraná, com exceção do Litoral.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, uma movimentação de massas de ar favorece essa condição. O conceito de massa de ar está associado a um grande volume de ar com características de temperatura e umidade bastante semelhantes.
A direção dos ventos deve passar a predominar do quadrante norte e dessa forma transporta um ar mais seco, proveniente da massa de ar que predomina sobre o Centro-Oeste do país em direção ao Paraná.
A característica amplitude térmica de outono segue na próxima semana no Paraná. As manhãs serão frescas e as tardes terão temperaturas mais altas, principalmente por conta dessa massa de ar seco.
A Secretaria da Saúde reforça a importância de cuidados simples, mas essenciais. Mesmo nos dias mais frios, é fundamental manter a hidratação.
O ar seco favorece crises alérgicas, problemas respiratórios e o ressecamento das mucosas.
Beber bastante água, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e manter os ambientes umidificados são atitudes que ajudam a proteger a saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.