Notícias

Brasileira está entre  os 11 mortos em atropelamento no Canadá


ZAAZ - INTERNET

O Itamaraty confirmou a morte, mas não deu detalhes sobre o ocorrido

Foto: Divulgação
O suspeito foi preso,e polícia descarta terrorismo antes de eleição

Uma vítima brasileira está entre os 11 mortos confirmados pela polícia de Vancouver, no Canadá, após um motorista atropelar uma multidão na noite do último sábado (26, madrugada de domingo no Brasil), durante um festival de rua filipino na cidade da costa oeste do país.

"Confirmamos a morte de pessoa de nacionalidade brasileira no incidente ocorrido no Canadá. O Consulado-Geral do Brasil em Vancouver está em contato com a família da vítima e presta a assistência consular cabível", disse o Itamaraty em nota, sem mencionar detalhes da pessoa por questões de privacidade.,  mas segundo informações levantadas pela imprensa brasileira, a vítima é Kira Salim, de 34 anos, natural do Rio de Janeiro.

Salim se identificava como uma pessoa não-binária, morava no Canadá e trabalhava em uma escola na cidade de New Westminster.

O atropelamento ocorreu pouco depois das 20h locais (0h de domingo em Brasília), quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o dia de Lapu Lapu. O festival celebra um líder anticolonialista filipino do século 16 e ocorreu no fim de semana antes das eleições nacionais no Canadá, previstas para a segunda-feira (28).

A polícia disse que um homem de 30 anos foi detido e um porta-voz indicou que o motorista era um "suspeito solitário" conhecido dos agentes de segurança. As autoridades policiais descartaram ato terrorista e posteriormente, disseram que o homem tem problemas de saúde mental, sem detalhar.

O atropelamento aconteceu também um ano após o canadense Nathaniel Veltman ser condenado à prisão perpétua por atropelar com um caminhão uma família muçulmana em Ontário, em 2021. Essa sentença foi a primeira no Canadá a estabelecer um vínculo entre supremacistas brancos e terrorismo em um caso de assassinato.

Os canadenses vão às urnas após uma corrida eleitoral movimentada em que os candidatos buscaram conquistar eleitores com temas como o aumento do custo de vida e o combate às tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O favorito para vencer as eleições é o premiê canadense, Mark Carney, do Partido Liberal. Ele tenta ganhar eleitores dizendo que pode enfrentar a avalanche de tarifas de Washington —Carney anunciou pausa no seu último dia de campanha após o incidente na cidade da costa oeste do país.

Embora ele esteja à frente nas pesquisas, o conservador Pierre Poilievre voltou a se aproximar do liberal na reta final da corrida.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do Jornal Folha de São Paulo/UOL
CN INSTITUCIONAL