"Escoteiro é um cidadão que contribui com a natureza e com a sociedade, respeitando o próximo", resume Alexandro Pimenta, do GeAr Gonçalves Ledo, um grupo de escoteiros de São Paulo.
O escotismo é um movimento com mais de um século em todo o mundo. No Brasil, há grupos em diversas cidades e naquelas em que eles ainda não existem, é possível pedir para os adultos abrirem um grupo novo. Tudo isso está bem explicado no site do Escoteiros do Brasil.
Na rotina do escotismo, crianças desde os 6 anos de idade aprendem a acender fogueiras, dar nós incríveis, cuidar da natureza, dizer sempre a verdade e fazer boas ações, por exemplo.
"Acontece muitas vezes de os mais jovens virem contar para nós ideias que tiveram ou que botaram em prática durante a semana para ajudar dentro ou fora de casa", diz Alexandro.
Confira abaixo, perguntas e respostas feitas pelos próprios escotistas:
O que é um escoteiro?
Um escoteiro é uma criança, adolescente ou jovem que gosta de aprender coisas legais, viver aventuras na natureza, fazer amigos e ajudar pessoas. A gente se diverte e também aprende a ser mais responsável.
Quem pode ser escoteiro?
Qualquer jovem, menino ou menina, pode ser escoteiro. Não precisa saber nada antes. Tudo o que a gente precisa vai aprender junto com os amigos. O importante é querer participar, gostar da natureza, ter vontade de aprender e ajudar.
Tem adulto escoteiro?
Sim! Os adultos também podem ser escoteiros. Eles são chamados de escotistas e ajudam a planejar as atividades, cuidar dos jovens e ensinar um monte de coisas novas. Geralmente são mães e pais das crianças e adolescentes e podem preparar lanches, contar histórias, arrumar materiais etc.
O que escoteiros costumam fazer nos encontros? É só acampar?
Os escoteiros acampam sim (e muito!), mas também participam de jogos, fazem gincanas, aprendem sobre plantas e animais, aprendem a cozinhar, cuidar do meio ambiente, fazer projetos...
Os escoteiros têm regras ou promessas?
Temos sim! O escoteiro faz uma promessa quando entra no grupo, em resumo dizendo que vai fazer o seu melhor possível, cumprir seus deveres e ajudar o próximo.
É verdade que todos os escoteiros têm que fazer pelo menos uma boa ação por dia?
Sim, a gente tenta sempre. Pode ser algo simples, como ajudar a arrumar os brinquedos, escutar um amigo ou dar um abraço em quem está triste.
Quem confere se o escoteiro fez mesmo essa boa ação?
A gente não tem um "fiscal", sabe? Aqui, o mais importante é a gente saber, no coração, que fez o bem.
É verdade que escoteiros aprendem a fazer nós e a sobreviver na floresta?
Sim! A gente aprende a fazer nós, montar barracas, cuidar do meio ambiente e até como agir em situações de emergência. Isso tudo faz parte de estar "Sempre Alerta" — que é o nosso lema.
Vocês fazem fogueiras de verdade? E cantam músicas em volta dela?
Fazemos, sim. É um dos momentos mágicos do acampamento. Nós cantamos, contamos histórias e nos divertimos muito ao redor do fogo de conselho.
Por que todo mundo tem que usar a mesma roupa?
Usar o uniforme é como fazer parte de um time. O lenço, por exemplo, mostra que fazemos parte de um grupo escoteiro. As insígnias e distintivos demonstram as habilidades que temos e o que já conquistamos.
Tem gente que tira onda de quem é escoteiro? Como você lida com isso?
Às vezes acontece, mas temos muito orgulho do que fazemos. Ser escoteiro é saber ajudar, aprender e ser uma pessoa do bem. E isso é algo muito importante e legal, nos ajuda a crescer —e a gente segue firme!
O que você diria para uma criança que tem curiosidade, mas ainda está com vergonha ou dúvida de entrar no grupo?
Essa é uma boa notícia. A maioria dos lobinhos e escoteiros também sentiam isso, mas encheram-se de coragem e foram junto de seus pais conhecer o Grupo de Escoteiros. Gostaram tanto que viveram durante anos as maiores aventuras de suas vidas.
Agora fica a pergunta, na atual sociedade, onde as crianças e adolescentes passam o dia com os rostos grudados nas telas dos celulares, ou quando não estão fazendo coisa errada, quais pais não queriam ver seus filhos passando o tempo livre deles em atividades onde possam viver em grupo se dedicando em ajudar os outros e vivendo aventuras com os amigos em Cornélio Procópio?
Fica aqui a dica do Portal CN e não precisamos esperar pelas autoridades ou políticos para colocar isto em prática, basta apenas boa vontade, dedicação iniciativa por parte de nós, os adultos.