Está circulando nas redes sociais nos últimos dias, um vídeo que mostra uma onça parda (suçuarana), passeando em uma mata, que pode ser em Cornélio Procópio.
Supostamente o animal estaria vivendo na fronteira entre a Fazenda São Paulo e o Bosque Municipal, na região sul da cidade e o vídeo teria sido registrado por um policial rodoviário federal.
Há tempos que relatos contam a aparição da suçuarana naquela região da cidade e o vídeo comprovaria a sus existência.
A caça, captura ou perseguição de onças é proibida por lei federal (9.605/88) de proteção à fauna silvestre, sob penas que vão de prisão domiciliar até multas que podem chegar a R$5 mil.
Caso seja confirmada a presença de onça naquela região da cidade, é importante que as pessoas evitem andar sozinhas, principalmente no período da noite e evitem deixar crianças desacompanhadas.
Se encontrar uma onça, é preciso manter a calma e se afastar lentamente, sem dar as costas e nem se abaixar.
Caso ela comece a se aproximar, é possível levantar os braços e fazer barulhos bem altos, para parecer maior e tentar assustá-lo.
Se estiver dentro de um veículo, feche as janelas e espere o animal ir embora sozinho. É importante ressaltar que são raros os casos de ataques de onças.
O registro com vídeos e fotos devem ser repassados ao IAT, junto com a localização do avistamento.
Também é possível entrar em contato com o Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde pelo telefone 181.
Assista ao vídeo: