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Triciclo híbrido fabricado no Paraná deve ganhar as ruas em breve


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O modelo da Motiva foca em autonomia (de 80 a 120 quilômetros) e adaptação às diferentes rotinas dos usuários

Foto: Geraldo Bubniak/AEN
O protótipo foi apresentado ao Governo do Estado no Palácio Iguaçu

Um triciclo híbrido flex fabricado no Paraná com componentes de origem 100% nacional estará nas ruas em breve. O protótipo foi apresentado ao Governo do Estado na sexta-feira (17), no Palácio Iguaçu, pelos sócios da empresa Motiva Motocicletas. O contato foi com a Superintendência Geral de Inovação (SGI), órgão vinculado à Casa Civil, que faz a ponte entre soluções e demandas do mercado e o Poder Público, além de fomentar o ambiente de negócios, fazendo com que o Estado possa se abrir a iniciativas inovadoras.

O modelo da Motiva foca em autonomia (de 80 a 120 quilômetros) e adaptação às diferentes rotinas dos usuários.

“O modelo é flex primeiro porque você pode usar qualquer tipo de bateria, de chumbo, de lítio, de grafeno, talvez futuramente a célula de combustível de hidrogênio. E segundo, para você colocar na parte traseira um motor a combustão para aumentar a extensão de percurso e a geração de energia interna”, explica o engenheiro mecânico e idealizador do projeto, Luiz Osório Trentini.

Outro destaque é a mobilidade do triciclo, por ser inclinável: “O comportamento no trânsito é igual ao de uma moto”.

Com o tamanho de uma moto de 250 cilindradas, potência equivalente a 300 cilindradas e capacidade de carga equivalente a 80 quilos ou 330 litros, o modelo MT15C pode ter o anexo de carga removido e, então, se transforma em uma versão de uso pessoal – MT15.

A economia no bolso e na emissão de gases do efeito estufa é um atrativo. “É interessante porque você roda e gasta R$ 0,05 por quilômetro e o tempo de recarga é de quatro a cinco horas em uma tomada 220V e de seis a oito horas em uma tomada 110V em casa”, destaca o idealizador do modelo.

Toda a cadeia produtiva da Movida é baseada em empresas nacionais e de grande porte. “Isso garante o fornecimento de componentes independente das variações do mercado internacional e uma rede de assistência ao usuário final”, frisa o engenheiro mecânico Haman Bittar, diretor administrativo da Motiva.

O modelo foi homologado em outubro junto ao Denatran. “Isso significa que a fábrica e o veículo são reconhecidos e o modelo está autorizado para ser emplacado e então rodar normalmente”, afirma o diretor de expansão da Motiva, Ney Queiroz. O próximo passo é a captação de recursos e a ampliação da fábrica que fica em São José dos Pinhais.

Além de ampla divulgação em veículos de comunicação e redes sociais, o programa Feito no Paraná, criado em 2010, mantém um site onde quem compra pode consultar as Empresas Cadastradas, e quem faz pode Inscrever o seu Produto, conhecer as Regras Gerais e o Chamamento Público e baixar o manual de identidade visual do programa para inserir a logomarca em seus produtos.

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Fonte: Redação CN Notícias, com informações da Agência Estadual de Notícias
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