Notícias

Lula diz que brasileiros devem evitar comprar alimentos caros para driblar inflação


FACCREI - 2025

Segundo o presidente, "uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo"

Foto: Ilustrativa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse durante uma entrevista na última quinta-feira (6), que os brasileiros devem evitar comprar produtos caros para controlar a alta da inflação de alimentos. Segundo o presidente, “uma das coisas mais importantes para que a gente possa controlar o preço é o próprio povo”.

“Se você vai num supermercado aí em Salvador e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver essa consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar [o preço], senão vai estragar”, disse Lula em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

O petista afirma que o controle nas compras faz parte da “sabedoria do ser humano” e que esse é um processo educacional que precisará ser feito com o povo brasileiro.

Durante a entrevista, Lula também declarou que o povo não pode ser extorquido e que é necessário que todos os setores da cadeia produtiva tenham responsabilidade.

Para melhorar o atual cenário, o presidente incentiva que os consumidores substituam itens caros por produtos similares que tenham preços mais acessíveis.

O chefe do Executivo disse ainda que o aumento do dólar aconteceu porque o Banco Central teve uma gestão “totalmente irresponsável” e deixou “uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra”.

Afirmou também que o aumento do salário mínimo deve ser compensado com redução dos preços dos alimentos e que sua gestão pretende “ver o que pode fazer para garantir que a cesta básica caiba dentro do orçamento do trabalhador”.

Nas redes sociais, as afirmações do presidente foram criticadas por políticos da oposição.

“Para Lula, a população, para combater a inflação, não deve comprar o produto se estiver caro. Já quando os gastos são do Lula, o céu é o limite”, disse o senador pelo Paraná, Sérgio Moro.

“Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de comer, beber e se deslocar”, diz o senador pelo Piauí e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do Portal da Folhapress
CN INSTITUCIONAL