No início da noite de sexta-feira (31), a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, publicou o resultado preliminar da seleção de propostas com o objetivo de autorizar a criação e funcionamento de novos cursos de Medicina em todo o país, no âmbito do Programa Mais Médicos.
No Paraná, a expectativa é que em quatro regiões das seis selecionadas possam haver o cursos e no Norte Pioneiro, a entidade de ensino superior mais perto de realizar este grande sonho é a Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio (FACCREI), que aparece no topo da lista entre os estabelecimentos mais adequado em atender todas exigências para a formar os profissionais da área.
A noticia pegou de surpresa o professor José Antônio Conceição, diretor da FACCREI, como também os moradores da cidade, que esperam pelo curso há anos, quando foi prometido para Cornélio Procópio pela ex-governadora Cida Borghetti em julho de 2018, o que tornaria a cidade, junto a outros cursos na área de Saúde que aqui se instalaram, uma referência no Estado.
Caso o curso venho para Cornélio Procópio, como esperado, é certo que este trará oportunidade de desenvolvimento social, humano e econômico para a região
Lembrando que a chamada pública junto ao MEC ocorreu em outubro de 2023. Em uma primeira fase, o MEC faz uma análise da admissibilidade, ou seja, do cumprimento das exigências legais e dos requisitos para o funcionamento dos cursos nas regiões proponentes e em seguida, uma avaliação da capacidade econômico-financeira da instituição mantenedora.
Na etapa seguinte, será analisado o mérito das propostas e a torcida é grande, visto que a FACCREI atende todo as exigências após investir alto em infraestrutura e capacidade para receber o curso.