Em entrevista ao repórter Edivaldo Luiz da Rádio RC FM, a secretária de Saúde de Cornélio Procópio, Claudiane Andrade, orientou a população que havendo necessidade de marcar consultas que envolvam cirurgias ou exames mais complexos, o usuário precisa comparecer a secretaria trazendo toda documentação necessária e caso não seja possível, que um representante da família se apresente, não um intermediário ou “terceiros”, pois o agente de saúde precisa muitas vezes levantar todas informações do paciente para entender e providenciar o tratamento com mais precisão, que é de direito do cidadão e assim garantir o melhor serviço, com base na prioridade e eminência, respeitando a fila de espera.
Claudiane Andrade ressaltou que todos serão atendidos na medida do possível e qualquer intervenção de terceiros é desnecessária.
"Não haverá favorecimentos ou privilégios", afirmou.
Claudiane Andrade ressaltou que todos serão atendidos na medida do possível e qualquer intervenção de terceiros será negada, sem favorecimentos ou privilégios.
A secretária esclareceu que muitos dos exames, salvo os mais caros, que precisam de investimento de dinheiro do município, estão sendo encaminhados.
Nos demais, a dificuldade vem do Sistema Único de Saúde (SUS), que ao contrário do que se pensa, arca apenas com uma pequena parte dos custos, sendo que o restante é pago com o dinheiro da prefeitura, como as ressonâncias, que no momento, cerca de 400 delas aguardam na fila de espera.
Quanto as prioridades, Claudiane deu um exemplo usando o atendimento aos autistas, que precisam de terapia em clínicas especializadas que podem chegar a mais de R$1.500,00 por paciente ao mês, sendo este o mesmo custo que ela poderia usar para pagar cerca de três tomografias, ou seja, a secretaria tem que encontrar uma maneira de ajustar os pedidos de exames, avaliando primazia caso a caso para equilibrar o orçamento.
Sem querer justificar, a secretária afirmou que vem trabalhando com uma equipe reduzida para atender a parte burocrática e operacional, que é voltada as equipes das Unidades Básicas de Saúde.
Claudiane Andrade finalizou agradecendo a população pedindo paciência, que ao longo dos dias a situação vai se adequando a demanda, visto que os convênios com as clínicas, hospitais e laboratórios locais já foram fortalecidos, dando ênfase não só na atenção básica e prevenção, mas em projetos mais complexos que atendam a necessidade do munícipe.
A secretário ainda aproveitou o espaço para divulgar um comunicado que trata dos novos procedimentos em relação às consultas de especialidades, incluindo retornos cirúrgicos e atendimentos de emergência, confira no quadro abaixo: