Notícias

Bombeiros resgatam mais de 900 pessoas em 40 dias no Litoral do Paraná


FACCREI - 2025

Dados referentes a atendimentos efetuados na orla paranaense entre os dias 21 de dezembro de 2024 e 29 de janeiro de 2025

Foto: Gabriel Rosa/AEN
Salva-vidas atentos no Litoral do Paraná

Nos primeiros 40 dias do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado, os guarda-vidas precisaram entrar em ação para ajudar 847 banhistas que passavam por dificuldades dentro do mar, correndo risco de afogamento.
Outras 57 pessoas também foram resgatadas, com atuação desses profissionais, já em processo de ingestão de líquido. Isso significa que diariamente, em média, 22 veranistas precisaram de algum tipo de socorro dos bombeiros militares enquanto se banhavam.
Esses números fazem parte do levantamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, divulgado na quinta-feira (30), sobre os atendimentos efetuados na orla paranaense entre os dias 21 de dezembro de 2024 e 29 de janeiro de 2025.
A atuação dos bombeiros para ampliar cada vez mais as medidas preventivas – ou seja, minimizar a ocorrência de incidentes aquáticos neste período de altas temperaturas – se reflete nos números. No período incluído no relatório, os bombeiros em ação nas praias do Paraná deram 44.646 advertências a banhistas que estavam em locais perigosos ou adotando comportamento que colocava a si ou a terceiros em risco.
Em média, cerca de 1.100 por dia pessoas foram alertadas pelas autoridades.
Além desse serviço de fiscalização, os guarda-vidas militares e civis também atuaram na orientação dos veranistas, dando informações de segurança para um banho mais seguro.
Foram 131.420 ações desse tipo durante todo o período consultado – mais de 3.200 diariamente, em média.
Isso sem contar com a população alcançada pelos mais novos aliados da corporação no Litoral: dois drones de alta capacidade, equipados com um alto-falante potente.
Uma grande vantagem desses novos equipamentos, em relação aos modelos anteriores, é justamente a capacidade de transmitir mensagens de som gravadas ou em tempo real.
Eles podem levar orientação, por exemplo, a quem está dentro da água, para um grupo grande de pessoas, já que sua transmissão pode ser ouvida claramente mesmo a distâncias razoáveis.
As duas unidades, de modelo DJI Matrice 350 RTK, têm hélices reforçadas, câmera termal e com zoom de alta definição, holofote, além de suportarem chuva leve e ventos moderados.
O vídeo das câmeras é transmitido diretamente para um posto de comando.
Baseados em Matinhos e Guaratuba, os drones executam diariamente dois patrulhamentos cada um, totalizando 160, até então, no Verão Maior Paraná.
O equipamento também foi utilizado em quatro buscas por desaparecidos na região.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do Portal AEN
CN INSTITUCIONAL