A partir de agora, todos os documentos de processos feitos por despachantes deverão ser digitalizados e inseridos diretamente no sistema do Detran-PR, substituindo totalmente os documentos físicos.
A nova medida é resultado de uma Ordem de Serviço (nº 001/2025), publicada no Diário Oficial e visa garantir agilidade e transparência nos serviços prestados à população.
Os despachantes terão um prazo de 120 dias para se adequarem ao novo processo.
Outra novidade é que os despachantes serão responsáveis pelos mecanismos de proteção da documentação digitalizada, que já vigora para os processos físicos, ou seja, continuarão responsáveis pela posse dos documentos e pelo processo como um todo, oferecendo maior proteção tanto para os profissionais quanto para os cidadãos envolvidos nos serviços de trânsito.
Isso inclui também os cuidados relativos à Lei Geral de Proteção de Dados.
Atualmente, cerca de 30 serviços podem ser realizados por meio de despachantes no Paraná, desde primeiro emplacamento, transferência de propriedade de veículos, segunda via do Certificado de Registro de Veículos (CRV), comunicação de venda, vistoria, emissão de certidões e baixa de veículos, entre outros.
São 1,2 mil despachantes habilitados regularmente junto ao DETRAN-PR para exercício em diversos municípios do Estado, aproximando os serviços relativos ao trânsito para todas as regiões.
Outra vantagem é que o serviço pode ser realizado em qualquer dia da semana. Em um feirão de vendas, que ocorre em um sábado ou domingo, por exemplo, o despachante pode realizar todas as transferências no mesmo dia, reduzindo a burocracia e facilitando o processo tanto para o vendedor quanto para o comprador.