As análises do Laboratório Central do Estado do Paraná confirmaram que os casos de viroses de Guaratuba e Morretes, ambos municípios do Litoral do Paraná, foram causados pelo Norovírus, um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e resistência que provoca condições gastrointestinais como: diarreia, vômitos e febre alta.
Ele pode ser transmitido pelo consumo de alimentos e água contaminada, além do contato com pessoas infectadas.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Em nota, a pasta afirma que “o vírus foi identificado como o agente causador do surto registrado nos municípios de Guaratuba e Morretes, na região litorânea.”
Conforme nota da SESA, outras três amostras, de Pontal do Sul, também município do Litoral do Paraná, estão em processamento no LACEN para detecção do agente etiológico no município.
Por conta disso, informa que não é possível afirmar que o Norovírus circula na região litorânea do Estado, mas apenas nos dois municípios já identificados pelas análises já concluídas.
Em Guaratuba, tendas foram montadas para atender à população afetada. Os atendimentos nas tendas para os casos suspeitos de virose começaram no último dia 17.
A estrutura foi montada ao lado do Pronto Socorro Municipal pela Secretaria de Estado da Saúde e iniciaram o atendimento na última sexta (17).