O município de Guaraqueçaba, no litoral do Estado, registrou sensação térmica de 50,3ºC na segunda-feira (20), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná.
A cidade atingiu a segunda maior temperatura do Estado, marcando 37,6ºC.
Segundo o SIMEPAR, Antonina teve a maior temperatura do Paraná na segunda-feira (20), chegando a 37,8ºC. Já a sensação térmica foi de 45,6ºC.
Em Paranaguá, esse índice subiu para 45,7ºC, enquanto Guaratuba atingiu impressionantes 46,5ºC de sensação térmica.
Em Morretes, os termômetros atingiram 37,2ºC. O órgão responsável por calcular a sensação térmica na cidade, porém, é o Instituto Nacional de Meteorologia.
Mas, afinal, o que é a sensação térmica e como ela é definida? O meteorologista Lizandro Jacobsen explicou que o fenômeno é uma percepção que o corpo humano tem da temperatura ambiente.
“No verão, mais influenciado, o cálculo da sensação térmica leva em consideração a umidade relativa do ar e a temperatura. Quanto mais quente e mais úmido, maior [será] a sensação de calor. No inverno, o principal componente é o vento e a temperatura. Quanto mais frio estiver e maior a velocidade do vento, menor é a sensação térmica, ou seja, mais frio faz”, afirmou o especialista.
Segundo o SIMEPAR, A terça-feira se iniciou com uma “variação de nebulosidade” em várias regiões do Paraná, onde são aguardadas pancadas de chuva isoladas.
“No Paraná, a instabilidade persiste, com chuva e possibilidade de temporais isolados, especialmente da tarde para a noite. A nebulosidade e a chuva contribuirão para uma elevação mais lenta das temperaturas na região, mas haverá forte sensação de abafamento, com destaque para o litoral, onde as máximas podem ultrapassar os 35 graus”, informou o órgão.