Notícias

Senhora morre após engasgar com fatia de bolo em Cornélio Procópio


FACCREI - 2025

Ela vivia em um abrigo para idosos localizado na Avenida Paraíso

Foto: CN
Uma equipe do SAMU foi acionada, mas nada pode fazer

Uma senhora de 65 anos de idade, residente de um abrigo de idosos localizado na Avenida Paraíso, próximo a área central de Cornélio Procópio morreu na tarde do último sábado (18).
Segundo informações, ela engasgou com um pedaço de bolo por volta das 14h30 e acabou sufocando antes da chegada da equipe do SAMU, que foi acionada pelos atendentes.
A equipe do SAMU até que tentou reanimar a vítima, mas em vão, ela não reagiu as manobras de ressuscitação feita pelos socorristas.
Também estiveram no local equipes da Polícia Militar e Civil para o devido procedimento.
Conforme especialistas, com o avanço da idade, o organismo dos idosos pode se tornar mais propenso a dificuldades na mastigação e ingestão dos alimentos, tornando esse grupo suscetível a engasgo.
Essas alterações ocorrem de forma diferente em cada idoso e para cada caso é necessário um cuidado específico em relação à dieta ideal para evitar engasgo. Mas caso isso ocorra, deixar a pessoa tossir com força, que é o melhor recurso para a eliminação do corpo estranho.
Nos casos de asfixia, pedaços maiores de alimentos, até mesmo as próteses, podem se alojar na garganta, impedindo a passagem de ar, portanto, deve-se tentar retirar, com o dedo, próteses ou pedaços de alimentos que estejam na cavidade oral.
Em casos mais graves (asfixia), o cuidador deverá proceder a manobras específicas (Heimlich) e acionar imediatamente o socorro especializado.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações da Polícia Militar
CN INSTITUCIONAL