Notícias

Morre aos 80 anos o ator Ney Latorraca


FACCREI - 2025

A carreira do artista ficou marcada pelos personagens Vlad, o vampiro e o Barbosa da TV Pirata

Foto: Divulgação
Ney também fez sucesso no teatro

Morreu na manhã de quinta-feira (26), o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos, na zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Clínica São Vicente, da Rede D’or, onde ele estava internado.
Ney Latorraca nasceu em Santos, no litoral sul de São Paulo, em 25 de julho de 1944. O ator estreou na Rede Globo, onde ficou conhecido por papéis em novelas e programas humorísticos.
De acordo com depoimento do ator ao programa Memória Globo, da TV Globo, Ney Latorraca era filho de artistas. Seu pai era cantor e crooner de boates e sua mãe era corista.
“Aprendi desde pequeno que precisava representar para sobreviver, o que nunca me deixou um trauma, pelo contrário. Sempre fui uma criança diferente das outras, tive uma história instigante. Às vezes, eu tinha que dormir cedo porque não havia o que comer em casa. Então, até hoje, para mim, estou no lucro. Minha vida é sempre lucro”, afirmou na ocasião.
Em Santos, aos 19 anos, o Ney Latorraca passou em seu primeiro teste e fez Pluft, o Fantasminha, peça de Maria Clara Machado. Após isso, resolveu apostar na carreira de ator e se mudou para São Paulo.
Na capital paulista, passou em um teste com o diretor Plínio Marcos, no Teatro Arena, mas a peça “Reportagem de um Tempo Mau”, do próprio Plínio, não chegou a entrar em cartaz pois o governo militar censurou a peça e mandou prender os atores.
De volta à Santos, Ney trabalhou em banco, em loja de roupa feminina e foi vendedor de pedra semipreciosa. Se matriculou na Escola de Arte Dramática e fez algumas peças, até ir para a TV Tupi, onde fez figurações e pontas.
O ator passou ainda pela TV Cultura e pela TV Record, onde trabalhou por cinco anos.
Ney estreou na Rede Globo, onde ficou nacionalmente conhecido, em 1975, na novela Escalada, transmitida ainda em preto e branco. Na emissora, se destacou com o vampiro Vlad, na novela “Vamp” (1991) e o personagem Barbosa, em “TV Pirata”.
No teatro, entre muitos espetáculos, estrelou a peça “O Mistério de Irma Vap” junto ao ator Marcos Nanini, que ficou em cartaz durante 11 anos e revolucionou a trocas de roupas durante as cenas, que demoravam décimos de segundos.
Ainda no teatro, seu último trabalho foi “Vamp”, adaptação da novela da Globo para os palcos.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações do Portal da CNN Brasil
CN INSTITUCIONAL