Ao fazer uma conversão em uma via na área central de Cornélio Procópio na tarde de segunda-feira (19), a condutora de uma motoneta Honda PCX de cor azul chamou a atenção de uma das equipes da 1º Companhia de Polícia Militar, que patrulhava as ruas da cidade por volta das 17h15.
Segundo a PM, os policiais perceberam que a motocicleta tinhas as mesmas características de uma semelhante, furtada recentemente na cidade de Diadema (SP).
Logo o sistema nacional de furto de veículos foi consultado e confirmado que realmente se tratava da motoneta levada do proprietário da cidade na região metropolitana da capital paulista e diante do fato, a condutora recebeu voz de abordagem, a qual acatou prontamente e estacionou seu meio de transporte.
Questionada sobre a aquisição e situação do veículo, a condutora relatou que seu marido havia comprado a motocicleta de um terceiro, o qual foi localizado pela equipe e ambos seguiram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil para demais providências.
Cabe salientar que em transações de compra e venda de veículos, é preciso que o comprador e o vendedor estejam atentos a detalhes fundamentais para evitar cair em golpes e ter prejuízos financeiros, além de sofrer implicações legais.
Para tal a Polícia Militar orienta que antes de concluir a transação, é recomendável procurar informações acerca do histórico do veículo. Esses cuidados são essenciais inclusive para identificar se há restrição de roubo ou furto ou se existem adulterações.
O alerta também vale para os vendedores, que devem fazer a comunicação de venda para que não haja responsabilização por condutas do comprador do veículo.
Primeiramente, é recomendável buscar os canais de atendimento do DETRAN para consulta na base de dados e na base nacional, verificando quantos proprietários já tiveram o veículo de interesse e se há restrição de roubo ou furto.
Também é preciso estar atento à documentação, que pode estar adulterada ou cancelada e os anúncios feitos em sites de venda.
Finalizando, se o comprador ou o vendedor – ou ainda qualquer pessoa – desconfiar de que há uma tentativa de golpe ou alguma negociação de um veículo com restrição financeira, de roubo ou de furto, é necessário fazer a denúncia, sempre usando o telefone 190 ou o aplicativo da Polícia Militar para relatar o caso, informou a corporação.