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Após 65 anos no Brasil, Fusca ainda é opção econômica para o dia a dia


FACCREI - 2025

No dia 20 de janeiro, foi comemorado os 65 anos da fabricação do primeiro Fusca no Brasil

Foto: Divulgação
O Fusca foi líder de vendas por duas décadas

O tempo passa, mas o Fusca ainda tem uma legião de fãs e segue sendo considerado um dos carros mais queridos dos brasileiros. Esse ano será ainda mais especial para o veículo, pois, no dia 20 de janeiro, o Fusca completou 65 anos de sua fabricação no Brasil.
A partir dessa data, iniciou-se uma nova era na produção de automóveis no país. Apenas no primeiro ano foram 8.406 Fuscas produzidos, se tornando líder de vendas no mercado nacional durante 24 anos.
O Fusca é tão especial para os apaixonados por carros no Brasil, que existe até o Dia Nacional do Fusca, celebrado em 20 de janeiro, com eventos em várias localidades.
Segundo o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), quase dois milhões de Fuscas ainda circulam pelas ruas do país atraindo os olhares de todos.
Vale ainda destacar o fato de ser um dos veículos de passeio com maior tempo de produção no país, com 30 anos dividido em dois períodos (1959 a 1986 e depois de 1993 a 1996).
Apesar de muitos terem o carro como uma peça de colecionador, boa parte dos proprietários ainda o utilizam para o dia a dia, principalmente para curtos deslocamentos.
O popular “Fusquinha” segue como uma ótima alternativa por ter uma manutenção econômica e não ser tão complexa, ao ponto dos “mecânicos de final de semana” conseguirem fazer os reparos sem dificuldades.
Por ser um carro com 65 anos, o Fusca precisa de uma manutenção mais frequente. Muitas vezes o motor já está desgastado e a questão da vedação é de extrema importância. Encontrar as juntas originais do Fusca pode ser um desafio, além de pesar no bolso. Mas para isso existem as vedações anaeróbicas, que podem não ser encontradas e com isso ser substituídas por uma junta líquida.
O produto é homologado e comprovado pela indústria automobilística para ser utilizado em uma bomba d’água, uma bomba de óleo, em um fechamento de cabeçote, entre outros.
Um dos exemplos dessas juntas líquidas é o Loctite 518, vedante de alta resistência desenvolvido para uso em superfícies metálicas como alumínio, aço, inox, zinco, níquel e cromados.
Agora, quem pensa que o design do Volkswagen Fusca está renegado ao passado, este está enganado. Aposentado das linhas de produção, o icônico da indústria automotiva em breve vai emprestar uma parte significativa do seu visual para os próximos carros elétricos da VW. O primeiro a receber a opção retrô será o Volkswagen ID. 2.
Quase 30 anos após o fim da produção em território nacional, o veículo segue sendo um xodó para os brasileiros. São centenas de colecionadores e pessoas que tratam o seu Fusquinha como se fosse filho. E vamos lá, quem não conhece alguém que teve a vida marcada por um Fusca? No Brasil essa é uma tarefa difícil.
Finalizando, o Fusca virou patrimônio nacional e mesmo estando na terceira idade, o Fusca é um carro que não envelhece nunca.

 

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Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Bonde
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