O município de Arapoti, nos Campos Gerais, é uma das cidades paranaenses que desempenha uma importante contribuição para o agronegócio do Estado. Entre outras atividades, a produção de mel vem ganhando cada vez mais destaque e o município já é considerado o maior produtor de mel do país.
Atualmente a produção conta com a participação de mais de 280 produtores e de acordo com a ABEMEL (Associação Brasileira dos Exportadores de Mel), a produção no município aumentou cerca de 80% na última década, sendo que Arapoti é responsável pela produção de mais de 900 toneladas do produto.
Já de acordo com os dados da AAPICAF (Associação de Apicultores de Arapoti), no ano de 2022 o município produziu quase mil toneladas de Mel, o que representa cerca de 12% de todo o mel produzido no Paraná.
Para isso, ainda conforme dados da associação, os produtores do município somam mais de 110 mil caixas de apicultura, além de 65 mil colmeias no campo.
Financeiramente falando, o mel produzido em Arapoti movimenta cerca de R$ 12 milhões anualmente.
O sucesso da produção de mel está atrelado a dedicação dos produtores e ao ambiente favorável do município que é cercado por áreas de reflorestamento, o que contribui com uma maior disponibilidade de alimentos para as abelhas.
Estes resultados inspirou um projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados para que o município seja reconhecido como a Capital Nacional do Mel.
Além de ajudar a abrir novos mercados e proporcionar ainda mais reconhecimento para o produto, o projeto também tem como objetivo incentivar o turismo da “Rota do Mel” onde os visitantes podem acompanhar o processo de produção.
Além do mercado interno, o mel de Arapoti também vem ganhando o mundo, sendo que a maior parte do produto é destinado ao mercado externo, tendo como destino países como Estados Unidos, Alemanha e Canadá.