Notícias

Morre o ex-piloto Gil de Ferran, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis


FACCREI - 2025

O Brasileiro, que sofreu uma parada cardíaca enquanto dirigia na Flórida, nos EUA, tinha 56 anos

Foto: Getty Images
Gil de Ferran conquistou a Fórmula 3 Inglesa e foi bicampeão da IndyCar Series

O ex-piloto brasileiro Gil de Ferran morreu na tarde de sexta-feira (29), aos 56 anos, ao sofrer uma parada cardíaca enquanto dirigia na Flórida, nos EUA. Vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2003, ele também conquistou a Fórmula 3 Inglesa e foi bicampeão da CART (atual IndyCar Series).
Gil de Ferran estava testando um carro no circuito privado The Concours Club, em Opa-Locka, na Flórida, nos EUA, quando se sentiu mal e parou na entrada dos boxes. Ele foi levado para o hospital, mas não resistiu.
Gil deixa a esposa, Ângela e os filhos: Anna e Luke.
Gil de Ferran nasceu em Paris, França, mas se considerava brasileiro. Filho de Luc de Ferran, engenheiro da Ford que criou o Ecosport, ele veio morar no Brasil aos quatro anos e levou o nome do país para o alto do pódio.
Como tantos outros pilotos, Gil iniciou a carreira no kart, onde conquistou títulos, como o Brasileiro de 87. Até tentou seguir os passos do pai na engenharia, mas abandonou o curso no terceiro ano para tentar a sorte no automobilismo na Europa.
Ele atuou na Fórmula 3000 entre 1993 e 1994.
De Ferran chegou a fazer testes na Fórmula 1 pela Arrows, mas em um intervalo entre as baterias, bateu a cabeça em um caminhão e acabou perdendo a chance de competir. Em 1995, ele estreou na CART, nos Estados Unidos: foi eleito o novato do ano e terminou o campeonato em 14º lugar.
O primeiro título nos EUA veio em 2000, com a Penske, incluindo duas vitórias e 168 pontos no campeonato. Um ano depois, veio o seu bicampeonato também com duas vitórias e desta vez, 199 pontos.
Em 2002, Gil migrou junto com a Penske para a Indy Racing League (IRL, que mais tarde se uniria à CART para originar a atual IndyCar Series). Seu maior feito na competição veio em 2003, quando venceu as 500 milhas de Indianápolis. Ele terminou a temporada com o vice-campeonato e se despediu das pistas na etapa do Texas.
O ex-piloto, no entanto, não se afastou das pistas. Em 2005, tornou-se diretor esportivo da equipe British American Racing (BAR) na Fórmula 1. Além disso, foi chefe da Honda na Fórmula 1 entre 2005 e 2007.
Em 2008, ele retornou às pistas. Dono e piloto da Ferran Motorsports, Gil disputou a American Les Mans Series até 2009, quando se aposentou mais uma vez. No ano seguinte, criou a De Ferran Dragon Racing para competir na Indy, mas a equipe encerrou suas atividades em 2011 por falta de patrocinadores.
Desde 2017 estava na McLaren, onde começou como coach de Fernando Alonso nas 500 Milhas de Indianápolis. Em julho de 2018, Gil de Ferran assumiu o recém-criado cargo de diretor esportivo na McLaren. Em agosto de 2019, passou a cuidar do projeto da McLaren na Fórmula Indy, deixando o cargo no início de 2021.
Gil de Ferran vinha atuando como consultor da McLaren na Fórmula 1 durante o processo de reestruturação da equipe.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Globo Esporte
CN INSTITUCIONAL