Notícias

Cobra venenosa é vista no “Alto do Cristo”, em Cornélio Procópio


FACCREI - 2025

Um cidadão espantou o animal para a mata ao lado do terminal turístico

Foto: Reprodução/Rádio Graúna
Este tipo de animal aproveita a noites para caçar, segundo especialistas

Frequentadores do Terminal Turístico do Cristo Rei, localizado na Praça Pio XII, na área central de Cornélio Procópio, foram surpreendidos na noite de quinta-feira (28), pela presença de uma cobra, aparentando ser uma cascavel, “passeando” pelo local, que tem grande visitação, principalmente nestes dias de intenso calor.
O local oferece uma bela paisagem da cidade e conta com um bar, além de um parque infantil.
Um cidadão conseguiu afugentar o animal para a mata que circunda o terminal.
Segundo os biólogos, a causa da presença do animal seria o calor.
Serpentes, que têm tem o metabolismo mais acelerado, geralmente saem à noite para caçar. Elas se alimentam de pequenos roedores, que podem ser encontrados em perímetros urbanos, principalmente nas ruas, em locais com lixo acumulado.
Em caso de avistamento de cobras, melhor é chamar o resgate dos bombeiros ou uma equipe do IAT para atender a situação, embora a tratativa de utilizar um galho para espantar também é correta, como aconteceu neste caso específico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que entre 81 mil e 138 mil pessoas em todo o mundo morrem anualmente em consequência de picadas de cobras venenosas. Cerca de 400 mil ficam permanentemente incapacitadas ou desfiguradas.
No Brasil, foram registrados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde 31.395 acidentes com serpentes, dos quais 121 foram fatais.
Em caso de acidente envolvendo picadas de cobras, é fundamental realizar os primeiros socorros e manter a vítima calma.
A pessoa que levou a picada deve permanecer em repouso, hidratar-se e manter o local do ferimento elevado até o encaminhamento para o hospital, que deve ser feito com urgência.
Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma, não pense duas vezes, desvie e afaste-se o quanto antes.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Setor de Comunicação Social da Polícia Militar
CN INSTITUCIONAL