Notícias

Psicólogo dá 7 dicas para evitar o estresse na ceia de Natal


FACCREI - 2025

São sugestões para que a comemoração de Natal ocorra sem conflitos e desavenças entre os convidados

Foto: Ilustrativa
O psicólogo dá sugestões de como evitar situações incômodas

O Natal nem sempre é data de harmonia, como preconiza o espírito da festa. Para muita gente, a ceia significa a obrigação de conviver com parentes com os quais o relacionamento está desgastado, o que pode motivar situações estressantes.
Segundo o doutor em psicologia Danilo Suassuna, do Instituto Suassuna, o primeiro passo para escapar dos conflitos é aceitar que haverá diferenças entre as pessoas durante a ceia.
“Pequenos desentendimentos são normais e aceitá-los pode aliviar a pressão de criar a celebração perfeita. Manter expectativas realistas ajuda a diminuir frustrações e promove um ambiente mais relaxado”, afirma.
Suassuna dá sugestões de como evitar situações incômodas no Natal com os familiares:
1. Escute: “Comece por você. Escute, mostre empatia e compreensão pelas perspectivas dos outros. Isso cria um ambiente de respeito mútuo, onde todos se sentem ouvidos e valorizados”, sugere.
2. Estabeleça limites: “Isso pode incluir acordos sobre tópicos a evitar ou o tempo de duração das visitas. Respeitar os limites de cada um é crucial para manter o ambiente saudável e livre de tensões desnecessárias”, orienta.
3. Tenha autocuidado: Segundo o psicólogo, reconhecer a importância de se afastar momentaneamente para recarregar as energias é vital para manter o equilíbrio emocional durante as festividades.
4. Tenha adaptabilidade: Ser flexível e estar preparado para mudanças nos planos é necessário nas confraternizações.
“Aceite que nem tudo acontecerá como planejado, isso pode reduzir significativamente o estresse e melhorar a experiência geral”, aconselha.
5. Reconheça as contribuições de cada um: “Reconhecer o esforço dos outros e mostrar respeito pela participação na celebração reforça a conexão entre os membros da família”, afirma.
6. Resolva os conflitos: Se alguma rusga acontecer, é necessário gerenciar os conflitos de forma construtiva.
“Aborde os desentendimentos calmamente e busque soluções que considerem os sentimentos de todos pode prevenir novas disputas familiares”, diz ele.
7. Lembre-se que você não é o centro do Natal: “O Natal é uma celebração coletiva e não deve girar em torno de desejos ou ideias individuais. Por isso, cultivar uma mentalidade de partilha e compreensão pode criar uma atmosfera mais inclusiva e agradável”, finaliza o especialista.

 

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Metrópoles
CN INSTITUCIONAL