Notícias

Polícia prende 36 pessoas em operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil


FACCREI - 2025

A ação iniciou no dia 2 de maio e finalizada na quinta-feira (18)

Foto: Divulgação
As prisões aconteceram em 19 municípios do Estado

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 36 pessoas em operação de combate ao abuso e exploração sexual infantil. A ação iniciou no dia 2 de maio e finalizada nesta quinta-feira (18).

As prisões aconteceram em 19 municípios do Estado e a ação teve como intuito relembrar o mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado pela campanha do “Maio Laranja”

“No dia específico de combate e enfrentamento à violência contra a criança e ao adolescente, dia 18 de maio, prendemos 16 pessoas. Foram sete núcleos de proteção à criança e ao adolescente que trabalharam nesta campanha, mais as delegacias da mulher que cumulam essa atribuição em cidades que não possuem o núcleo. Então, foi muito eficiente este trabalho feito pela PCPR. ”, conta a delegada chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes.

Dentre as ações do Maio Laranja, a PCPR também realizou um trabalho educativo em escolas, praças e shoppings em todo o Paraná.

Mais de 1,5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, foram orientadas por policiais civis em 126 ações educativas realizadas desde o início do mês.

O delegado da PCPR e responsável pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes em Paranaguá, Emmanuel Brandão, levou informações sobre o assunto para crianças e adolescentes no 2 Seminário de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes no município.

Ele conta que a importância deste tipo de ação é a divulgação dos motivos do Maio Laranja, e do compartilhamento de informações sobre o combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no País através da lei n.º 9.970, de 17 de maio de 2000. A data foi escolhida em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos, raptada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Estado do Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.

Anualmente, a PCPR realiza campanhas e ações para relembrar esse dia com a finalidade mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além de combater o abuso e a violência sexual infantil.

Para denunciar anonimamente você pode ligar para o disque 100 ou 181.

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL