Notícias

PF realiza operação de buscas em residência do ex-presidente Bolsonaro


FACCREI - 2025

Para o líder do PL na Câmara, a operação é uma forma de desviar as atenções das dificuldades enfrentadas pelo governo Lula

Foto: André Coelho/Folhapress
Bolsonaro é alvo da PF por suspeita de fraude em cartões de vacinação

A Polícia Federal apreendeu os celulares de Jair Bolsonaro (PL) e da esposa dele Michelle Bolsonaro na manhã de quarta-feira (3). A PF cumpre mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente no âmbito de uma operação que investiga a inserção de dados adulterados de vacinação nos sistemas do Ministério da Saúde.

Segundo a colunista Bela Megale, do Jornal o Globo, Bolsonaro teria se recusado a fornecer as senhas para o desbloqueio do aparelho. Michelle, inicialmente, também não teria informado a senha do seu celular, mas depois autorizou o acesso ao telefone.

Os telefones de ambos fazem parte dos itens que estão sendo levados pela PF.

Os ex-assessores de Bolsonaro coronel Mauro Cid e Max Guilherme foram presos durante a manhã. Outro alvo de mandado de prisão é Sergio Cordeiro, que atuava na equipe de segurança de Bolsonaro.

“A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”, afirma a PF.

A PF diz ainda que as diligências são cumpridas dentro do inquérito das milícias digitais, que tramita no Supremo Tribunal Federal e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes.

“Os fatos investigados configuram em tese os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores”.

Os policiais federais cumprem 16 mandados de busca e seis de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

Para o líder do PL na Câmara, o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) a operação da PF contra Jair Bolsonaro é uma reação à popularidade do ex-presidente e uma forma de desviar as atenções das dificuldades enfrentadas pelo governo Lula.

FACCREI - 2025


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B/Portal UOL
CN INSTITUCIONAL