Notícias

A cidades na Lituânia e Polônia se conectam através de portal


Brasil Net

Um círculo com uma tela permite que as pessoas se vejam entre as cidades e acenem umas para outras

Foto: Vilnius Tech Linkmenų Fabrikas
As duas cidades têm uma conexão histórica

A tela tem uma forma circular que simboliza a roda do tempo e na ficção científica, representa o espaço e o tempo, que se liga ao círculo por ser um portal. Esta ponte virtual entre a capital da Lituânia, Vilnius e uma das mais antigas cidades polonesas, Lublin, é a primeira desse tipo. Em Vilnius, o portal pode ser encontrado ao lado da estação ferroviária de Vilnius. Enquanto isso, em Lublin, ele reside no Plac Litewski.

Essas 2 cidades têm uma conexão histórica, já que a União de Lublin foi assinada em 1º de julho de 1569 entre a Polônia e a Lituânia naquela mesma cidade. Essa união criou um único estado, a Comunidade Polonesa-Lituana, um dos maiores países da Europa na época. Portanto, também é simbólico que essas duas cidades sejam as únicas a espalhar a mensagem por trás do projeto, que é sermos unidos e não divididos.

Este círculo com uma tela que parece um portal para outra dimensão permite que as pessoas se vejam entre as cidades e acenem umas para outras

Os ‘portais’ têm telas e câmeras para transmitir a outra cidade ao vivo. A visão que você vê na tela é feita para se parecer com o que os astronautas veem quando olham para o mundo abaixo.

É chamado de ‘efeito de visão geral’ e os astronautas o experimentam quando veem a Terra no espaço, tão pequena, tão frágil neste grande mundo.

A mensagem por trás do projeto PORTAL é fazer com que as pessoas esqueçam a divisão e apenas vejam o planeta unido.

O objetivo principal do projeto é conectar pessoas. No site oficial, dizem “Rodear-nos apenas de quem está próximo e fala a mesma língua nos dá conforto e uma sensação de estabilidade. Também limita a perspectiva do mundo ao nosso estreito círculo interno.

Embora não seja um portal que vemos nos filmes ou lemos sobre os livros, ainda é a coisa mais próxima do teletransporte e é tão legal que você pode se comunicar apenas com pessoas aleatórias na rua que estão a centenas de quilômetros de distância.

O projeto foi finalizado durante uma pandemia, quando viajar dentro das fronteiras dos países pode ter restrições, então viajar para outros países está quase fora de questão. Os criadores da Vilnius Tech trabalharam no portal por 5 anos e agora era a melhor hora para apresentá-lo publicamente, quando todos estão tão isolados e anseiam por um gostinho de algo novo.

O portal entre Vilnius e Lublin foi o primeiro do mundo, mas não será o último. Os idealizadores do projeto esperam conectar dezenas de cidades em todo o mundo e duas novas já estão programadas para serem inauguradas em breve: uma em Reykjavik, na Islândia, e outra em Londres, no Reino Unido.

 

Assista:

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do Jornal da Boas Notícias
CN INSTITUCIONAL