Notícias

PF do Paraná faz operação contra suspeitos de 'importar' drogas do Paraguai e distribuí-las pelo Brasil


Brasil Net

Criminosos adquiriram imóveis, carros e embarcações com a lavagem de dinheiro do tráfico, segundo a investigação

Foto: Alceu Nascimento/RPC Londrina
Policiais cumprem 30 ordens judiciais no norte e noroeste do Paraná.

A Polícia Federal (PF) realizou nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (14), uma operação contra suspeitos de tráfico internacional de drogas, nas regiões norte e noroeste do Paraná. Segundo a polícia, os investigados traziam os entorpecentes do Paraguai, distribuindo as drogas para vários estados brasileiros.

Ao todo, os agentes cumpriram 30 ordens judiciais, sendo 15 mandados de busca e apreensão e outros 15 de sequestro de imóveis, veículos e embarcações. A Justiça também determinou o bloqueio de bens, estimados em até R$ 40 milhões.

As drogas eram transportadas em grandes quantidades, de acordo com a polícia. Em seguida, os entorpecentes eram levados até a região de Londrina e distribuídos para outros estados do Brasil, principalmente para a região Sudeste.

Além disso, a PF informou que os criminosos usavam veículos que tinham sido roubados ou furtados para o transporte das drogas.

Segundo as investigações, por meio da lavagem de dinheiro do tráfico, os investigavam compravam casas, carros e até mesmo barcos.

As investigações contra o grupo criminoso começaram em 2019. Desde então, conforme a PF, 19 pessoas foram presas e quase 14 toneladas de drogas foram apreendidas.

Os mandados judiciais foram cumpridos em Londrina, Cambé, Apucarana, Santo Antônio da Platina, Loanda e Porto Rico.

A polícia informou que 10 pessoas são investigadas suspeitas de participarem do esquema. Os dois chefes do grupo criminoso estão presos.

Além do tráfico de drogas, entre os crimes investigados pela operação estão homicídio, corrupção ativa, porte ilegal de arma de fogo, receptação, estelionato, furto, descaminho, desobediência.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1 Paraná
CN INSTITUCIONAL